Como parte das atividades do PSE (Programa Saúde na Escola), da equipe de saúde indígena Jeripankó, em parceria com a Escola Estadual José Carapina, da localidade Ouricuri, e em parceria com a secretaria municipal de Agricultura, na pessoa do secretário Arator Morais, as ações aconteceram na última quarta-feira (28).
Ressaltando a importância da educação ambiental, abordaram como tema principal a preservação e recuperação das nascentes, que, por muito tempo foram essenciais para as comunidades indígenas, inclusive pelo fato da instalação da etnia na nossa região.
“O papel de vocês é fundamental para o êxito do programa. Vocês são multiplicadoras de ações que vão mudar o presente e o futuro de alunos e famílias da nossa cidade, começando pela conscientização, pela coletividade e cumplicidade”, diz o secretário Arator, que participou das ações. Como parte das atividades, os profissionais da saúde e educação indígena, acompanharam os alunos que fazem parte do “mais educação”, e foram instrutores no plantio de mudas.
Com o objetivo de salientar a importância do professor no ambiente escolar, Fábio Sobral, destacou o diálogo aberto e as parcerias entre as secretarias. “Há um trio muito importante dentro da escola, entre direção, supervisão e orientação. Os professores são os multiplicadores das ações de prevenção. O PSE é referência, por isso, nosso objetivo, com as formações é dar mais ênfase e valorizar este trabalho que ficará marcado na vida de todos”, afirma.
Mudas de plantas nativas foram plantadas nos entornos das nascentes. As espécies foram doadas por Carlos Omena, representante da Fundação Nacional do Índio – FUNAI.
Utilize o formulário abaixo para comentar.