Uma parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), possibilitou a entrega de insumos, utensílios e equipamentos para cerca de mil pequenos agricultores familiares da Zona da Mata, Sertão e também para a Bacia Leiteira.
Entre os equipamentos estão enxadas, enxadecos, pás, botas, lonas plásticas e sacos de cimento, que vão auxiliar nas atividades dos quintais produtivos nas áreas que ficam nos arredores das casas usadas para o cultivo de frutas, verduras, ervas e plantas medicinais e para a criação de pequenos animais.
A ação é executada pela Superintendência de Inclusão Produtiva da Seagri e beneficia ainda, além dos mil pequenos agricultores, 92 associações em 37 municípios alagoanos.
Desses, 12 ficam no Sertão. São eles: Batalha, Belo Monte, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Olho D’água das Flores, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.
Os quintais produtivos, como informa o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, são importantes porque, além de garantir alimentação saudável para as famílias, se tornaram uma fonte de renda extra.
“O apoio que o Governo de Alagoas vem ofertando em equipamentos e assistência técnica é de grande relevância e tem como objetivo o desenvolvimento local sustentável no Semiárido, Agreste e Bacia Leiteira”, explica Vasconcelos.
Liduína Alencar, técnica de Inclusão Produtiva da Seagri, explica que os equipamentos, além de auxiliar no cultivo da produção de hortaliças e frutas, também vão contribuir na recuperação de nascentes das comunidades.
Utilize o formulário abaixo para comentar.