Alguns répteis típicos da Caatinga, bioma predominante no Sertão de Alagoas, estão expostos no Shopping Pátio Maceió até este domingo (17). Cobras, lagartos e jabutis que podem ser encontrados na natureza estão na capital alagoana como parte de uma exposição itinerante do projeto conservacionista Répteis da Caatinga, sediado na cidade de Puxinanã, no estado da Paraíba.
Entre as cobras, estão exemplares – todos vivos – das espécies cascavel, coral falsa e coral verdadeira, jiboia e jararaca, além de espécies que não são típicas do Brasil, como píton-burmesa albina, cobra do milho, king snake e milk snake.
Entre os lagartos, destacam-se uma iguana com mais de um metro e meio de comprimento logo na vitrine de acesso ao local da exposição, um teiu (ou teju), que é muito encontrado na Caatinga, e o dragão barbado. Há ainda um jabuti em cores comuns e um albino.
A iniciativa para levar a exposição à capital alagoana é do Instituto SOS Caatinga, que desenvolve várias ações em Alagoas com o objetivo de promover o conhecimento e a conservação desse bioma, incluindo o meio ambiente, a fauna, a flora e todos os seus recursos naturais.
Durante a visita, um biólogo explica como é, qual a origem e como vive cada animal exposto. Às crianças, é concedida a oportunidade de tocar na iguana, na companhia do biólogo responsável. Também é permitido tirar fotos de todos os bichos.
O projeto Répteis da Caatinga tem 15 anos de existência, mantém cerca de 300 animais oriundos de resgates e apreensões feitas pelos órgãos ambientais competentes, como também aqueles nascidos em cativeiro.
“A visita proporciona conhecer mais sobre esses animais, ensina a respeitá-los e a deixar de lado o medo imposto pela desinformação”, explicou Marcos Araújo, um dos coordenadores do Instituto SOS Caatinga.
Utilize o formulário abaixo para comentar.