Mais de 50 vaqueiros são esperados para uma competição que será realizada na zona rural de Monteirópolis, no dia 7 de maio deste ano, no Sítio Lagoa do Rancho. Uma corrida de argola, competição que surgiu na Idade Média e que foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, promete movimentar a zona rural do município sertanejo.
Em disputa, estarão prêmios no valor total de R$ 1.200,00, além do reconhecimento público aos vaqueiros que tiverem melhor mira e capacidade de retirar a pequena argola com sua “lança”.
Durante a competição, o cavaleiro – ou vaqueiro, como é mais conhecido na região – em disparada, deve enfiar a lança no anel de ferro e recolher de lá a argolinha. Todos os aspectos que envolvem a retirada do objeto são observados para que o mérito e a vitória do cavaleiro sejam aclamados: movimentos da lança, firmeza ao apontá-la para a argolinha, na postura ao realizar a carreira e em alcançar o troféu cobiçado.
Um dos organizadores do evento, João Paulo Ferreira, lembrou que, quem puder, deve levar seu próprio cavalo. Porém, quem não puder levar o animal devido à logística, pode conseguir um cavalo emprestado de outros competidores. “O importante é participar e ajudar a manter a tradição, sempre com respeito e num clima de paz e alegria”, frisou.
A 2ª Grande Corrida de Argola está prevista para começar às 15h e é organizada pelo Grupo dos Amigos e por Gilberto Silva e Família. Outras informações pelos telefones (82) 99934-1135 e (82) 98214-8677.
Utilize o formulário abaixo para comentar.