A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) divulgou nesta quarta-feira (24) que o município de Delmiro Gouveia registrou três casos suspeitos de Monkeypox (Varíola dos Macacos). A Sesau informou ainda que os casos classificados como suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.
A secretaria aguarda os resultados dos exames de diagnóstico para divulgação, uma vez que são processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Para isso, o material biológico é coletado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e encaminhado para a capital carioca, por meio de uma transportadora contratada pelo Ministério da Saúde (MS).
Números no estado
De acordo com a Sesau, o estado tem 69 pessoas que podem estar com a doença e que ainda aguardam o resultado do exame laboratorial, oito a menos em comparação com o boletim divulgado nesta terça-feira (24). De 106 casos notificados, 35 já foram descartados.
Em relação à distribuição de casos por sexo, 46 são do sexo feminino e 60 do sexo masculino. Já a faixa etária com maior número de notificações entre os suspeitos é a de 20 - 29 anos, com 18 casos, seguida de 15 - 19 anos com 10 casos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.