Depois de quase dois meses sem nenhum caso novo de Covid-19, nesta quarta-feira (22) Delmiro Gouveia registrou uma pessoa infectada com o coronavírus. O caso que consta no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde é referente a uma adolescente de 16 anos de idade, que tem histórico de viagem para Paulo Afonso, na Bahia, onde estuda.
Conforme informação do Centro de Testagem do município, a paciente apresenta sintomas leves da doença, de modo que não precisou ser hospitalizada. Ela está vacinada com as duas doses de imunizante contra a Covid-19, inclusive estava com a terceira dose programada para março. Os familiares da adolescente não apresentam sintomas.
O município estava desde 26 de outubro deste ano registrar novos pacientes infectados com o vírus. Conforme o boletim epidemiológico desta quarta-feira, até agora foram registrados 4.204 casos, sendo que 4.068 se recuperaram, 135 morreram e um ainda está se recuperando. Ainda há 4 casos suspeitos.
Preocupada com o registro, a prefeita Ziane Costa (MDB) destacou a importância da imunização da população, mas que não sejam negligenciadas as medidas sanitárias de proteção. “Mais uma vez é demonstrada a importância da vacinação e, muito mais, o de seguirmos as recomendações de segurança sanitária. A adolescente por ter sido imunizada com as duas doses, apresenta os sintomas leves da doença, assim como já foi demonstrado pela ciência nos estudos realizados”, disse.
A prefeita ainda fez um apelo para que os delmirenses que ainda não foram imunizados, que procurem os pontos de vacinação. “A Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia já aplicou cerca de 70 mil doses da vacina, estamos com 96% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose do imunizante e cerca de 25 mil delmirenses completaram o ciclo vacinal. Mas ainda há uma parte da população, apta para receber a vacina, que ainda não procurou a unidade de vacinação. Faço um apelo para que se protejam, que se vacinem, que acreditem na ciência”, concluiu Ziane.
Em Delmiro Gouveia a vacinação acontece em dois pontos para a primeira dose. Quem tem 18 anos ou mais deve procurar a Academia da Saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, já para quem tem entre 12 e 17 anos, a vacinação para a primeira dose acontece na Escola Afrânio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
As doses de reforço estão sendo aplicadas por agendamento pelo site vacina.delmirogouveia.al.gov.br para quem tem 18 anos ou mais e intervalo de 4 meses da segunda dose ou dose única da Janssen.
Utilize o formulário abaixo para comentar.