A suspeita dos moradores de São José da Tapera, que relataram ter sentido dois pequenos terremotos na última segunda-feira (20), foi confirmada pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UNB).
Segundo o Obsis/UNB, o ponto de origem dos tremores foi o município de Pão de Açúcar, que faz divisa com São José da Tapera. Os dois abalos sísmicos ocorreram às 14h8min8s e às 14h9min43s, respectivamente, e tiveram magnitude de 1,6 e 1,7 graus.
Os sons que foram ouvidos, segundo os moradores de São José da Tapera, eram semelhantes aos que eles ouviram em outras ocasiões, quando tremores de terra atingiram o município, em 22 e em 29 de fevereiro deste ano.
“Ouvi dois estrondos fortes, um seguido do outro”, disse um morador da cidade, através de uma rede social, na segunda-feira (20). “Tremeu sim, a magnitude foi fraca, mas teve. Tá todo mundo comentando”, postou outro morador. “Pensei que fosse quebrando pedra, eu senti por duas vezes, o primeiro foi fraco, o segundo mais intenso”, relatou outro morador de Tapera. “Por um momento achei que fosse descarregando um caminhão de paralelepípedo”, escreveu outra pessoa que estava na cidade.
Outros seis abalos atingiram Alagoas este ano
Segundo dados do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UNB), outros seis tremores de terra atingiram Alagoas este ano. O mais recente deles teve como origem o município de Coité do Nóia, no Agreste do estado, no dia 23 de abril. O fenômeno também foi percebido em Igaci, Palmeira dos Índios e Belém.
Os anteriores foram registrados em Capela, no dia 1° de abril, em Marechal Deodoro, no dia 9 de março, em Craíbas, no dia 4 de março, em Maravilha, no dia 29 de fevereiro, e em São José da Tapera, no dia 23 de fevereiro. O do dia 29 de fevereiro também foi sentido em São José da Tapera.
Utilize o formulário abaixo para comentar.