Parceria entre a prefeitura de Piranhas, Defesa Civil Alagoas e Eletrobras Chesf avança para a implementação do Plano de Ação de Emergência (PAE), no município de Piranhas. O instrumento consiste em dar direcionamento às ações preventivas a emergências com barragens, em uma série de potenciais situações de risco, dando maior segurança à população ribeirinha.
Durante reunião realizada no Alto Sertão, nesta quinta-feira (14), a Eletrobras Chesf apresentou ao prefeito Tiago Freitas e equipe técnica as ações finais de implantação do PAE, em atendimento à lei de Segurança de Barragens.
Tiago Freitas explicou que deve-se preparar a sociedade para agir corretamente, com segurança, evitando a perda de vidas e danos à saúde, com a devida participação de representantes das defesas civis estadual e municipal, dos órgãos fiscalizadores da atividade e do meio ambiente.
“Numa rápida análise, verificamos que nossas leis ambientais tem evoluído, no sentido de proteger o imenso patrimônio natural, como o Velho Chico, mas estamos também atentos para garantir a segurança da nossa gente, como por exemplo garantir a implantação de sirene de alerta nas comunidades que podem ser afetadas pelo rompimento de barragem e a realização periódica de exercícios simulados em áreas próximas da Usina de Xingó”, afirmou Tiago.
As instalações dos novos equipamentos estão previstas para o mês de outubro em locais já definidos pelas defesas civis de Piranhas e do estado de Alagoas.
A coordenadora da implantação do PAE da Eletrobras Chesf, Patrícia Neves, apresentou para a equipe do município a importância, também, do cadastramento da população na plataforma Alert, disponibilizada pela Empresa.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Piranhas tem realizado diversas ações informativas junto à população, especialmente nas escolas públicas, para esclarecer sobre o que são as zonas se autossalvamento e a necessidade de todos estarem nivelados sobre as ações preventivas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.