Alagoas chega ao preocupante recorde ao ultrapassar nesta 14ª Semana Epidemiológica, em uma única semana, desde o início da pandemia da Covid-19, o número de 160 óbitos, elevando para 4.315 mortos pela doença.
Até agora, Alagoas só havia chegado, no espaço de uma semana, a 158 óbitos, fato registrado na 23ª Semana Epidemiológica do ano passado.
A informação foi confirmada pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC).
Segundo Gabriel Bádue, coordenador do Observatório, pela primeira vez desde outubro de 2020, o número reprodutivo efetivo (Rt) da Covid-19 ficou abaixo de 1, uma evidência de que as medidas de isolamento social em vigor estão contribuindo para o controle da transmissão.
Por outro lado, este ano, somente agora, o número de casos em investigação apresentou uma queda. Eram 9.445 casos suspeitos até o sábado (10), uma queda de aproximadamente 10% comparado ao número do fim da Semana Epidemiológica anterior. O quantitativo segue superior ao registrado ao longo de quase todo ano passado, mas vem tendo sucessivas quedas até o momento.
As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do estado também apresentam estabilização em sua ocupação. Até o sábado a ocupação média em Alagoas era de 87%, com ocupação média de 323 leitos. Apesar de não ter grandes aumentos, o que reduz os riscos de colapso, o número segue elevado e bem acima do máximo recomendado de 70%.
Utilize o formulário abaixo para comentar.