O município de Pariconha realizou nesta terça-feira, 28, no pátio da Escola Estadual, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2017-2020, que teve como finalidade discutir ações para fortalecer a política municipal da infância e adolescência.
O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef e a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.
Pariconha busca o seu 1° Selo Unicef, certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios na implementação de programas, ações e políticas públicas em favor das crianças e adolescentes.
A abertura, que contou a participação de autoridades municipais, foi realizada pela formação da mesa que ouviram a entoação dos hinos nacional e municipal.
A metodologia do Selo Unicef foi apresentada por profissionais das secretarias envolvidas que também apresentaram a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, composta por representantes de várias secretarias e membros de diversos setores da sociedade civil organizada, bem como, os membros dos Conselhos Municipais.
Durante o Fórum, foi apresentado o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, de acordo com os indicadores de impacto social e linha de base, feitos pelas Secretarias de Assistência, Saúde e Educação.
Os indiciadores apresentados são selecionados em verde, que significa que o município apresenta ótimo desempenho e que será necessário manter esse desempenho para pontuar. E vermelho, que indica que o município tem que melhorar para garantir o selo.
Após a apresentação do diagnóstico, foram divididos os grupos de trabalho, que discutiram sobre os indicadores de impacto social e apresentaram propostas para melhorar políticas públicas voltadas para infância e adolescência, a partir da elaboração do Plano Municipal de Ação.
Para os indicadores em vermelho, foram apresentados diversas estratégias a serem realizadas, como palestras, campanhas educativas, mobilização, conscientização, ofertar estrutura e profissionais capacitados para trabalharem com o público alvo, desenvolver ações que priorizem a criança e ao adolescente. E para o verde e verde claro, manter e intensificar as ações já desenvolvidas pelo município.
Prestigiaram o evento, o prefeito Fabiano Ribeiro, secretários de governo, representantes do CMDCA, profissionais de todas as áreas, representantes indígenas e quilombolas, lideranças políticas e étnicas, além de vereadores do município, bem como representantes de escolas, igrejas, Conselhos Municipais, Conselho Tutelar e o NUCA.
Utilize o formulário abaixo para comentar.