O crescente número de casos da Covid-19 em Alagoas, principalmente de óbitos, levou o governo do Estado a mudar seus planos para o início das aulas nas escolas da rede estadual. Conforme portaria publicada na sexta-feira (26), no Diário Oficial do Estado (DOE), o ano letivo 2021 vai começar em 10 de março em formato remoto.
De acordo com a Portaria 3019/2021, artigo 2º, fica estabelecido, inicialmente, o modelo organizacional de ensino remoto, podendo, gradativamente, avançar para o ensino híbrido e presencial, caso o cenário da Covid-19 em Alagoas apresente um diagnóstico favorável, baseado nas avaliações das autoridades sanitárias.
Sem ter vacinas para atender toda a população e nem mesmo os trabalhadores da educação e o alunado, o ensino remoto será novamente adotado com ou sem a mediação tecnológica e com a entrega de conteúdo impresso para os estudantes sem acesso à internet.
O centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira (título estabelecido pela Lei 12.612 de abril de 2012), será o tema norteador do ano letivo 2021. As atividades acontecerão por meio de laboratórios de aprendizagem – onde os professores trabalham de forma interdisciplinar, integrando várias disciplinas - e roteiros de estudos – com instruções para o trabalho quinzenal dos estudantes - para as turmas do 1º ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio.
Já as turmas da 3ª série do ensino médio participarão do Foca no Enem, onde terão apoio para se prepararem para a edição 2021 do exame de acesso ao Ensino Superior.
Após reuniões entre diretores de escolas, professores e técnicos da Secretaria Estadual da Educação (SED), ficou definido que nos próximos dias 5, 8 e 9 de março será realizada jornada pedagógica, onde os professores farão seu planejamento interno e que as escolas estaduais cumprirão um calendário de 200 dias letivos.
Por outro lado, no Sertão, onde também tem crescido o número de casos de infectados e mortos pela pandemia, as prefeituras vêm sendo orientadas a seguirem o mesmo plano do Estado mantendo as aulas remotas.
Na segunda-feira (1º), durante reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), os prefeitos irão debater se devem ou não adotar o mesmo método e durante a semana, através de seus secretários de educação, vão dialogar com os professores e definirem o reinicio das aulas nos municípios.
Utilize o formulário abaixo para comentar.