O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) firmou 10 novos Termos de Cooperação Técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com municípios alagoanos no mês de maio. Dentre eles, estão as cidades de Belém, Capela, Cajueiro, Minador do Negrão, Monteirópolis, Major Isidoro, São Miguel dos Campos e Palestina.
“É necessário implantar políticas públicas voltadas para o setor rural, que contribuam para o desenvolvimento do município, assim focando na organização e o desenvolvimento das comunidades rurais, utilizando do associativismo em todas as suas formas”, explicou o assessor de planejamento e qualidade, Roncalli Araújo.
A parceria entre o Instituto e as prefeituras elabora um planejamento estratégico de ATER, de acordo com a demanda de cada município, para a capacitação dos agricultores familiares.
Entre as atividades, está a habilitação para a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mais conhecida como DAP, que é o documento de identificação do agricultor familiar.
Este documento pode ser adquirido por agricultores familiares, na figura de pessoas físicas, como também por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas e agroindústrias.
“É necessário dinamizar e capacitar o setor rural, aproveitando adequadamente as potencialidades de cada município. A ideia é buscar a autossuficiência na produção de alimentos e a geração de excedentes comercializáveis”, finalizou o presidente da Emater, João Paulo.
Utilize o formulário abaixo para comentar.