A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (5) edital do processo seletivo para o cargo de gerente regional de Educação para o biênio 2021-2023. Além do Diário Oficial, o edital pode ser conferido no site da Seduc.
Ao todo serão selecionados 13 gestores, sendo um para cada uma das Gerências Regionais de Educação (Geres) espalhadas em todo o Estado, da seguinte forma: Maceió é sede da 1ª e 13ª Gerências; Arapiraca, da 5ª; São Miguel dos Campos, da 2ª; Palmeira dos Índios, da 3ª; Viçosa, da 4ª; Santana do Ipanema, da 6ª; União dos Palmares, da 7ª; Pão de Açúcar, da 8ª; Penedo, da 9ª; Porto Calvo, da 10ª; Piranhas, da 11ª e Rio Largo da 12ª.
Foram convocados para o processo seletivo os gestores geral ou adjunto das escolas municipais e estaduais com a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ensino fundamental (anos iniciais e finais) e médio e que estavam no efetivo exercício da função em 2019, período de aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Reconhecimento - O processo de escolha dos gerentes regionais tendo como referência o IDEB teve início em 2015, refletindo uma preocupação do governador Renan Filho em reconhecer as escolas e os gestores com os melhores resultados educacionais da rede pública de Alagoas. As Geres funcionam como representações da Seduc, fazendo também uma ponte entre a secretaria e as redes municipais - particulares e federal de ensino. Todas as escolas da rede estadual estão subordinadas a alguma destas gerências.
Para o secretário Executivo da Educação, José Márcio Augusto de Oliveira, este critério fortalece a qualidade técnica da gestão, além de ser um importante incentivo aos profissionais.
“Esse processo de seleção de gestores para as gerências regionais tem feito muito bem à Seduc e à Rede Pública Estadual de Educação, trazendo renovação permanente de quadros, pelo ponto de vista do Sistema. Do ponto de vista pessoal, tem motivado muito os nossos gestores, na medida em que estes entendem que a ocupação deste cargo é uma verdadeira progressão na carreira. Além de tudo isto, fortalece ainda o Sistema, a partir do Regime de Colaboração, na relação com os municípios e com o andamento dos programas de melhora, de funcionamento e aperfeiçoamento das nossas escolas”, destaca.
Etapas e cronograma – O processo seletivo ocorrerá em quatro etapas: inscrição, onde os educadores pré-convocados manifestam seu interesse em participar da seleção; discussão de caso, onde o candidato propõe uma solução (plano de gestão) para um caso apresentado pelos avaliadores da Seduc; entrevista presencial e individual e análise de currículo.
A primeira etapa, da inscrição, pode ser feita até 28 de fevereiro por meio de preenchimento de formulário eletrônico no site da Seduc. O resultado com a lista homologada dos candidatos será publicado até o dia 05 de março.
A segunda etapa está prevista para ocorrer a partir das 8h do dia 10 de março no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), no Cepa, onde o candidato entregará documentação pessoal e seu plano de gestão para a Gere. A lista dos aprovados para a próxima etapa será divulgada até 12 de março.
Utilize o formulário abaixo para comentar.