Baseado na queda do número de casos ativos e novos de Covid-19 em Alagoas, além da redução da taxa de transmissão e ocupação hospitalar em Alagoas, o governador Renan Filho (MDB) anunciou no início da tarde desta terça-feira (27) mais uma etapa do decreto que mantém Alagoas na Fase Vermelha, mas com flexibilização.
Conforme o governador, com a flexibilização do decreto de Distanciamento Social Controlado, fica permitido que estabelecimentos comerciais localizados nas ruas poderão funcionar de segunda a domingo, até as 17h. Já os shoppings, que passam a funcionar todos os dias da semana, devem ter funcionamento até as 20h, enquanto que bares e restaurantes poderão reabrir aos finais de semana até às 16h.
Além disso, as praias e o calçadão da orla marítima também ficam liberados para uso aos finais de semana. As academias também ficarão liberadas para funcionamento aos sábados, ficando liberado também o funcionamento de espaços para a prática esportiva, como quadras e campos, desde que a ocupação máxima seja de 25 pessoas.
Marinas e equipamentos similares também estão autorizados a funcionar.
A partir desse novo decreto, visitas e entrega de feiras aos presos nas penitenciárias poderão ser retomadas. As novas medidas devem ser publicadas até esta quarta-feira (28), no Diário Oficial do Estado.
Até às 17h da segunda-feira (26) Alagoas havia registrado 76% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19, sendo 81% na capital e 68% no interior do estado. Já com relação aos leitos clínicos, o estado tem hoje uma ocupação média de 42%, sendo 41% no interior e 42% em Maceió.
Utilize o formulário abaixo para comentar.