Orçado em R$ 35 milhões, o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, inaugurado nesta segunda-feira (21), inicialmente, disponibilizará 60 leitos, sendo 50 clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para atender pacientes acometidos pela Covid-19. O novo hospital começa funcionar nesta terça-feira (22).
Durante a solenidade, que teve a presença da prefeita Ziane Costa (MDB), do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e diversas autoridades, o governador Renan Filho (MDB) destacou o fim da triste saga do sertanejo que precisava de atendimento médico digno e de qualidade.
"A entrega desse hospital coloca um ponto final na saga que sempre foi a vida da população sertaneja, que era tratada em outras regiões de Alagoas e até em outros Estados brasileiros, que fazem divisa com essa parte de Alagoas", falou Renan Filho.
O governador também lembrou que as obras do HRAS, que seria inaugurado somente em dezembro, foram antecipadas em razão do avanço da pandemia da Covid-19.
"Estamos abrindo o hospital agora, nesse momento, pelo senso de urgência que essa pandemia impõe a todos. Agora teremos leitos de UTI e clínicos para tratar Covid no Sertão, bem como todos os exames disponíveis, especialmente o mais complexo deles: a tomografia computadorizada, que também será feita aqui no Hospital do Alto Sertão", assegurou o governador.
Conforme dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesau, o Sertão, até às 16 horas do domingo (19), havia registrado 21.095 casos confirmados de Covid-19 e 465 óbitos.
O levantamento do órgão oficial do governo do estado confirma anda que Santana do Ipanema lidera o número de contaminados, com 4.396 pessoas. Em segundo vem Delmiro Gouveia, com 3.588 casos; Olho D'água das Flores, com 1.432 casos e São José da Tapera, com 1.216 registros. Somadas os quatro municípios tem 10.632 casos da doença.
O Cievs também mostra que as mesmas cidades lideram o número de óbitos: Delmiro (100); Santana (76); Olho D'água das Flores (32) e Tapera (31).
O secretário Alexandre Ayres informou que com a entrega do Hospital Regional do Alto Sertão, Alagoas atingiu a marca de 400 leitos de UTI e 1.100 clínicos, exclusivos para Covid-19.
O próximo passo será a conclusão do restante das obras que deixara o HRAS com 153 leitos e serviços de ortopedia, nefrologia, cardiologia, urologia, cirurgia geral e obstetrícia, além de exames por imagem.
Ayres garantiu que a nova estrutura hospitalar garantirá, mensalmente, sete mil exames de diagnóstico complementar, a exemplo de exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e raios-x.
Em seu discurso, a prefeita Ziane Costa disse que estava emocionada e grata ao governador Renan Filho pela construção da unidade hospitalar.
"Para os delmirenses e para todos do Alto Sertão, hoje é um dia de alegria e de gratidão", falou Ziane Costa.
O Hospital Regional do Alto Sertão, que terá como diretor-geral o vereador Jamil Cordeiro (MDB), vai beneficiar cerca de 160 mil moradores de Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Água Branca, Piranhas e Pariconha.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Dólar5,28895,29190.0052
Euro6,17906,2290-0.071


