Terá início na tarde deste domingo (13), em todo o país, mais um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Neste domingo os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o término das provas programado para às 19h.
Em Alagoas, 62.723 mil candidatos farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. A segunda rodada de provas será no dia 20, com as provas de matemática e ciências da natureza.
Do total de inscritos, 61.513 farão a versão em papel e 1.210, no computador, chamadas de provas digitais.
O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de vagas no ensino superior público e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de servir de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), este ano, dos 102 municípios de Alagoas, somente em 25 cidades terão provas do Enem/2022.
Maceió e Arapiraca são as cidades de Alagoas com o maior número de inscritos.
Destaca-se este ano que Maceió é a segunda capital do Nordeste com menos inscritos no Enem 2022. Ao todo são 24.349 candidatos inscritos.
Chama a atenção que mesmo sendo um dia de provas, com diversos inscritos na maioria das cidades do Sertão, não haverá circulação dos veículos que fazem transporte alternativo entre as cidades (Delmiro/Santana do Ipanena; Senador Rui Palmeira/Santana do Ipanema; Carneiros/Santana do Ipanema e São José da Tapera/Santana do Ipanema), os quais são cadastrados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). Destaca-se que na maioria dos municípios no Sertão não terá locais de provas e os inscritos são obrigados irem para as cidades onde haverá provas e quando terminar, a noite, de carona ou em veículos alugados.
Em Santana do Ipanema e São José da Tapera, por exemplo, nos últimos dias as prefeituras montaram as logísticas das provas. As frotas de ônibus escolares serão usadas apenas para levar os inscritos que moram nos sítios e povoados do município para as cidades e lá vão aguardar até que todos tenham concluídos as provas.
A Polícia Militar (PM) reforçou o policiamento em torno dos locais onde haverá provas. Aglomerações estão proibidas até às 19h.
Utilize o formulário abaixo para comentar.