Buscando promover a humanização da atenção à saúde, a prefeitura de Piranhas amplia a capacidade de atendimento domiciliar no município, por meio do programa federal Melhor em Casa. A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia a distribuição de medicamentos da atenção básica com prioridade para portadores de doenças graves, ou pessoas que necessitem de medicamentos com mais urgência.
O secretário de Saúde, Bruno Lima, destacou que é gratificante gerir e acompanhar esse trabalho domiciliar proporcionando mais conforto e investindo na qualidade de vida dos usuários da rede pública municipal de Saúde. “Com o programa, a gestão municipal do prefeito Tiago Freitas garante o acesso ao medicamento, promove melhor controle clínico e, nesta primeira fase, já estará beneficiando aproximadamente 50 famílias piranhenses”, reforçou o secretário.
Com acesso ao sistema de usuários cadastrados, a coordenação do programa Melhor em Casa (PMC) esclarece que a entrega será adequada a cada paciente, podendo ser mensal, trimestral ou semestral, dependendo do caso.
“Todos os pacientes acamados atendidos pelo Melhor em Casa vão receber mensalmente as medicações, como por exemplo para o controle da pressão arterial, glicose e dores, de modo a aumentar a adesão ao tratamento destas doenças. Dessa maneira, para receber a medicação em casa, o profissional responsável pelo atendimento oferece o termo de adesão para o paciente que se enquadrar nos critérios”, explicou a coordenadora Amanda Ottero.
As equipes de saúde do programa iniciaram o cronograma de entregas com base no histórico dos usuários, domiciliados na zona urbana, e na próxima semana farão a distribuição aos usuários residentes no distrito Piau.
Como participar
É necessário realizar um cadastro diretamente no Posto de Saúde, onde o paciente costuma receber atendimento médico, ou por meio dos agentes comunitários de saúde da prefeitura.
Utilize o formulário abaixo para comentar.