Um criatório de porcos instalado dentro da cidade de Piranhas tem tirado o sossego de alguns moradores, que estão incomodados com o mau cheiro causado pelo estabelecimento e com o surgimento de moscas em suas residências.
Segundo um morador que preferiu não ser identificado, é comum ver os animais vagando pelas ruas após conseguirem fugir do criatório, que foi instalado, de acordo com ele, há cerca de quatro meses na Travessa Chão do Pilar, no bairro Nossa Senhora da Saúde, em Piranhas.
“É um mau cheiro insuportável nas casas que ficam ao redor do criatório, e tem também muita mosca e mosquito dentro de casa”, denunciou o morador, que também enviou fotos do local ao Correio Notícia.
Em uma delas, crianças aparecem brincando no mesmo ambiente onde estão os porcos. Os suínos podem difundir algumas doenças chamadas de Leptospiras (L. pomona e L. mitis). A primeira, em particular, causa na espécie humana a forma de Leptospirose vulgarmente chamada de doença dos porqueiros, caracterizada por uma sintomatologia meníngea, que é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro.
Procurada pela reportagem do Correio Notícia, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) não se manifestou sobre o assunto até o fechamento dessa matéria, mas informou, por meio da Assessoria de Comunicação, que o assunto é de competência da Agência, através da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) na região.
Crianças brincam no chão, ao lado dos porcos, que podem transmitir doenças (Foto - Cortesia/Correio Notícia) |
Utilize o formulário abaixo para comentar.