Os músicos que não são moradores do município de Delmiro Gouveia foram retirados da Orquestra Filarmônica Tenente José Nicácio de Souza por determinação da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte.
O anúncio das remoções foi dado por Pitágoras, que estava representando a secretaria durante reunião com os músicos, ocorrida na tarde desta segunda-feira (6), na sede da orquestra. Ele explicou que a Lei Municipal n° 1078/2013 exige que o grupo só seja composto por artistas do município.
A orquestra, que é considera por muitos como patrimônio histórico de Delmiro Gouveia, conta com a participação de músicos de Água Branca e Piranhas, que inclusive estariam disponibilizando os próprios instrumentos para se apresentarem.
Em um comunicado enviado à imprensa, na manhã desta terça-feira (7), a assessoria de comunicação do Município informou que ao todo 18 artistas foram desligados do grupo musical por motivos legais e que novas vagas foram abertas.
Utilizando-se do site oficial, o vereador por Delmiro Gouveia Daniel Marques, que esteve presente na reunião, disse que é injusto retirar os músicos só porque moram em outras cidades e se comprometeu em propor uma emenda para que a Lei seja adaptada.
Utilize o formulário abaixo para comentar.