Tomaram posse nesta quinta-feira (2) as novas gestoras das Gerências Regionais de Educação com sede em Piranhas, Santana do Ipanema e Pão de Açúcar, em solenidade ocorrida no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
A cerimônia foi presidida pelo governador Renan Filho e pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, que empossaram a todo 13 novos gerentes regionais para o biênio 2019/2020.
Os 13 gerentes representam a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em suas respectivas regiões, atuando ainda como ponte entre as redes de ensino (estadual, federal, municipais e particulares). Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos para melhorar a educação da região, bem como executar as propostas lançadas pela Pasta.
Confira quem tomou posse nas três Gerência Regionais nas cidades do Sertão:
6ª Gere: Maria Marta Tavares da Silva – Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis, de Santana do Ipanema – IDEB 4.9;
8ª Gere: Maria de Fátima Santos Silva – Escola Estadual do Caboclo, de São José da Tapera – IDEB 3.7
11ª Gere: Carleane Chagas Santos – Escola Estadual Luiz Bastos, de Canapi – IDEB 3.9
Em texto publicado na Agência Alagoas, a Secretaria de Educação informa que a seleção tem como base principal a última nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). são convocados gestores de escolas com melhor Ideb, das redes municipais e estaduais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª a 3ª série) em cada microrregião – uma lista com as melhores notas do Ideb é divulgada no Diário Oficial do Estado, com duas ou três escolas concorrendo em cada categoria acima citadas.
Neste processo seletivo, conforma a Secretaria, apresentam ainda o currículo, um plano de gestão e, posteriormente, participam de uma discussão do caso e entrevistas com uma banca avaliadora. O método de seleção mostrou-se eficaz e, este ano, o governo dá posse à 3ª geração de gerentes regionais por meritocracia. O modelo inspira, atualmente, o Paraná, que estuda sua aplicação.
Formação
Antes de assumir, as novas lideranças regionais passaram por um ciclo de formação, com foco na estrutura organizacional da pasta, processos internos, gestão de pessoas e alta performance pessoal.
O destaque deste biênio fica por conta do empossamento de Heline Mariane Rocha Batista, coordenadora pedagógica da escola com maior Ideb do Brasil. A EscolaMunicipal de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento, de Coruripe, conquistou a nota de 9.9 no Ideb 2017.
Novos gerentes
Confira quem são os gestores empossados, além dos três das cidades do Sertão já citados, que atuarão como gerentes regionais durante o biênio 2019/2020:
1ª Gere: Lidiana Gomes Costa – Escola Estadual Professora Miran Marroquim de Quintella Cavalcante, de Maceió – IDEB 4.2;
2ª Gere: Heline Mariane Rocha Batista – Escola Municipal de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento, de Coruripe – IDEB 9.9/8.1
3ª Gere: Claudean Vitorino Ferro – Escola Estadual Manoel Passos, de Palmeira dos Índios – IDEB 4.4
4ª Gere: Marcello Christiano Carnaúba Lins – Escola Estadual Professor Silvério Lins, de Mar Vermelho – IDEB 3.7
7ª Gere: Maria Simone Bezerra Campos de Alencar – Escola Estadual Dr. Jorge de Lima, de União dos Palmares – IDEB 5.2
9ª Gere: Maria Cristina do Nascimento Bóia Araújo – Escola Estadual Anália Tenório, de Olho d’Água Grande – IDEB 4.0
10ª Gere: Fabiana Maria da Silva Verçosa – Escola Estadual Professor Sebastião Felisberto de Carvalho, de Barra de Santo Antônio – IDEB 3.3
12ª Gere: Sérgio Rocha da Silva – Escola Estadual Tabuleiro do Pinto, de Rio Largo – IDEB 3.9
13ª Gere: Taciana Gomes Ferreira da Silva – Escola Estadual Maria Amália, de Maceió – IDEB 5.3
A 5ª Gerência Regional permanece sob comando da atual gerente, Maria Eliete Barros da Rocha, até a realização de novo processo seletivo tendo em vista a impossibilidade da selecionada atual de assumir a função.
Utilize o formulário abaixo para comentar.