Uma palestra foi realizada no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social na última semana. O intuito era conscientizar as mamães que têm seus filhos inseridos no Programa Criança Feliz, sobre os diferentes tipos de direitos que são violados ainda na primeira infância.
Na ocasião, houve interação do psicólogo Marcos Lima com as mamães que participaram ativamente e saíram com suas dúvidas esclarecidas, pois, nessa fase do desenvolvimento, as influências do meio na formação da criança são muito intensas. Ou seja, garantir proteção, afeto, estímulos apropriados, livre brincar, alimentação adequada, cuidados de saúde e higiene, educação de qualidade, segurança e a maneira de fortalecer a família e os cuidadores dessa criança, principalmente contra o abuso sexual.
Essas muitas frentes, quando criadas e articuladas, vão permitir à criança ser mais feliz e alcançar plenamente seu potencial. Vão também prepará-la para absorver os conteúdos educacionais importantes para sua vida como uma cidadã mais consciente, participante ativa da sociedade. Isso gera uma grande economia para a sociedade, pois reduz despesas com saúde, sistema prisional, além de reduzir as desigualdades – talvez o maior problema em nosso país.
A palestra teve acompanhamento da supervisora Elke Lima, que atua como frente do programa no município que conta com outros profissionais visitadores.
Utilize o formulário abaixo para comentar.