No município de Piranhas, localizado no Alto Sertão de Alagoas, o Governo Estadual inaugurou, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), a Casa do Mel do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, marco para a cadeia produtiva da apicultura na região.
As obras de reforma e ampliação realizadas pela Seagri, em parceria com a Prefeitura de Piranhas, Emater Alagoas e a Codevasf, seguiram as recomendações da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e fizeram parte da programação da primeira edição do programa Governo Trabalhando, na segunda quinzena de maio.
Com objetivo de abrir espaço para que os produtores tenham mais acesso a políticas públicas, o novo ambiente irá servir de escola para capacitar produtores, estudantes e técnicos, além de disponibilizar equipamentos para os apicultores fazerem a extração do mel, uma vez que as instalações dispõem de estrutura e equipamentos adequados, como mesa desoperculadora, centrífuga e decantadores.
A ação de inauguração contou com a participação da secretária estadual de Agricultura, Carla Dantas (MDB), vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura de Piranhas, Zé Vicente, secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca de Piranhas, Júnior Fortes, vereadora Laura, técnicos e produtores rurais.
A unidade de beneficiamento de Mel já está em funcionamento, onde as instalações irão fortalecer a produção e comercialização regional, e servirão de referência para implantação em outras instituições de Alagoas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.