Apenas R$ 48.172,28 foram arrecadados pelo Município de Delmiro Gouveia com a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), referente ao mês de março deste ano. O valor foi divulgado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura, neste sábado (28).
Também foi divulgado pela Ascom o valor da despesa com iluminação pública relacionado a março. São três talões direcionados à Prefeitura, um de R$ 186.084,92, um de R$ 155,08 e outro de R$ 3.401,55, totalizando R$ 189.641,55. Desse montante, a Eletrobras Distribuição Alagoas reteve os R$ 48.172,28 arrecadados pela Cosip e mandou a fatura do restante para o Município pagar, nesse caso, R$ 141.469,27.
Segundo o superintendente do Consórcio Público para Gestão da Energia Elétrica e Serviço Público (Cigip), Djalma Lira, a previsão de arrecadação com a Cosip é de R$ 250 mil a R$ 270 mil mensais. Dessa forma, foi arrecado apenas 19,26% do valor mínimo previsto e 17,84% do máximo, ou seja, cerca de 80% dos consumidores não teriam pago a conta de luz.
O montante arrecadado pela Cosip deve ser depositado pela Eletrobras até o dia 26 de cada mês em uma conta bancária da Caixa Econômica Federal, que se refere ao Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip), gerido pelo Cigip. A agência é a 0840 e a conta, com operação para entidades públicas, é 71024-1.
Conforme a Comunicação da Prefeitura, os R$ 48 mil foram depositados na referida conta bancária pela Eletrobras, mas, em seguida, foram debitados pela concessionária, que ainda emitiu para a prefeitura uma fatura com o valor do restante a pagar pelo consumo com iluminação pública, que é de R$ 141.469,27.
“Extratos do Fumip e da despesa com iluminação pública serão enviados mensalmente para rádios, sites, mural da prefeitura, Câmara de Vereadores e CDL. Além disso, estarão expostos no site da prefeitura para que a população possa acompanhar”, concluiu o assessor de comunicação, Ferreira Delmiro.
Utilize o formulário abaixo para comentar.