Na tarde desta terça-feira (3), o município de Pariconha, no sertão de Alagoas, encerrou definitivamente o funcionamento do lixão a céu aberto e passa a destinar adequadamente seus resíduos sólidos.
O município passará a encaminhar todos os resíduos sólidos coletados para o aterro sanitário da cidade de Olho D’água das Flores, juntos com as outras cidades que foram o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão Alagoano - CRERSSAL.
Estiveram presentes além do prefeito municipal: promotores, prefeitos de cidades circunvizinhas, membros do Institudo de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), vereadores municipais, lideranças políticas, promotores, juízes, etc.
Em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determinou que, até 2014, fossem utilizados aterros sanitários em vez de lixões a céu aberto nos municípios brasileiros. Como muitos municípios não conseguiram cumprir, o prazo foi sendo prorrogado.
Em caso de descumprimento, os prefeitos poderão pagar multa, responder a processo criminal e até ser presos. A situação é monitorada de perto pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).
Utilize o formulário abaixo para comentar.