Os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, estiveram realizando a primeira ação do Plano de Amostragem do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxico em Alimentos para 2018/2019.
Delmiro Gouveia é rota de diversos fornecedores, inclusive de fora do estado, e por esta razão foi incluído no cronograma para a realização das coletas de alimentos.
Nesta primeira etapa, foram recolhidas amostras de pepino, maçã, trigo, mamão e soja.
A escolha dos alimentos monitorados pelo PARA baseia-se nos dados de consumo obtidos na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na disponibilidade dos alimentos nos supermercados das diferentes unidades da Federação e nos agrotóxicos com maior índice de detecção nos alimentos.
O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) foi iniciado em 2001 pela Anvisa, com o objetivo de avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor, sendo um indicador da ocorrência de resíduos de agrotóxicos em alimentos.
O Programa é uma ação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), coordenado pela Anvisa em conjunto com os órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e laboratórios estaduais de saúde pública.
Desde a criação do PARA já foram analisadas mais de 30.000 amostras referentes a 25 tipos de alimentos de origem vegetal.
A partir de agora, os alimentos distribuídos em Delmiro Gouveia também serão analisados, buscando proteger a população de possíveis contaminações por agrotóxicos.
Utilize o formulário abaixo para comentar.