A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu, nesta segunda-feira (20), Notas Técnicas do Ministério da Saúde (MS), aos 102 municípios alagoanos, autorizando, imediatamente, a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Devem ser contempladas as pessoas com 40 anos ou mais, além dos maiores de 18 anos que foram vacinados com a Janssen no esquema primário, ou seja, a dose única.
A recomendação do MS é que a imunização seja feita com as vacinas Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. As Notas Técnicas informam que a medida foi adotada considerando a necessidade de adequação do esquema vacinal nos indivíduos que receberam a vacina Janssen no esquema primário.
Também foi levada em consideração, no caso das pessoas com 40 anos ou mais, a redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19. Para isso, foi analisada a resposta imunológica e o surgimento de novas variantes e, consequentemente, o maior risco de complicações da doença.
De acordo com o MS, dados brasileiros recentes, extraídos do Boletim InfoGripe Fiocruz, no dia 26 de maio deste ano, sinalizam a tendência de aumento do número de casos de Covid-19 em todas as regiões do país. Os dados apontam que 48% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), registradas nas últimas quatro semanas, ocorreram em função da Covid-19.
Em relação aos óbitos por SRAG, 84% das notificações foram relacionadas ao novo coronavírus. A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 20, período de 15 a 21 de maio.
Utilize o formulário abaixo para comentar.