Senador Rui Palmeira foi um dos municípios do Sertão de Alagoas que ultrapassaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), projetadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Para ensino de 1º a 5º ano, o município obteve Ideb de 4.7, ultrapassando a meta prevista para 2019, que é de 4.4. Por um ponto percentual não foi atingida a meta de 2021. Já para ensino de 6º a 9º ano, a nota obtida foi de 4.3, o que ultrapassa a meta atual e atinge a projeção de 2019.
Segundo a secretária municipal de Educação, Rejane Moura, desempenho no Ideb é resultado de ações educacionais intensificadas. “Promovemos aulões aos sábados, reforçando os descritores de língua portuguesa e matemática, de quinto, oitavo e nono ano, além de reforço escolar diário e gincana de matemática”, explicou a gestora.
Ainda de acordo com a secretária, o incentivo à leitura também é importante para o desempenho do aluno na escola. “Colocamos em prática os projetos Minha Escola Lê, Sacola de Leitura, Piquenique Literário e Soletrando. Também promovemos momentos literários na biblioteca”, relatou.
Conforme Rejane Moura, a manutenção e ampliação de unidades escolares em todo o município, a qualidade da merenda e do transporte asseguraram o aluno na sala de aula, derrubando assim a evasão escolar.
“No início do ano letivo entregamos material didático para todos os alunos, procuramos atender da melhor forma os alunos que precisam de transporte, aderimos e implementamos as políticas nacionais da educação, como PNAIC, Novo Mais Alfabetização, Novo Mais Educação, e tudo isso contribuiu com os avanços do Ideb”, destacou.
A secretária de Educação destacou ainda a importância dos professores e pessoal de apoio no melhoramento do sistema de educação do município. Ela destacou a valorização profissional, citando a formação continuada para os professores, com descritores de português e matemática.
Utilize o formulário abaixo para comentar.