Na manhã desta terça-feira, 06/02, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Regional de Delmiro Gouveia e da SESAU, estiveram reunidos para debater sobre o plano estratégico de imunização contra a Febre Amarela dos residentes de Delmiro Gouveia.
O encontro contou com a presença do Dr. Celso Tavares, Infectologista, Assessor Médico da SESAU, que apresentou informações importantes sobre a doença e as peculiaridades do mosquito transmissor da Febre Amarela.
Celso destacou a importância da imunização da população neste momento, como uma proteção, visto que não há a presença do vírus em Delmiro Gouveia e em cidades vizinhas.
A Coordenadora Estadual do PNI - Programa Nacional de Imunização - Denise Castro, ressaltou que este é um momento importante para Alagoas e ara Delmiro Gouveia, pois o plano estratégico apresentado irá atingir toda a população, de forma organizada, sem os tumultos observados em outros estados.
"Delmiro Gouveia irá realizar a vacinação de todos os seus residentes de forma extremamente eficiente e organizada. As doses já foram solicitadas ao Ministério da Saúde e, após o Carnaval, já estarão disponíveis para ser colocado em prática o Plano Estratégico de Imunização, muito bem construído pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Acredito que este plano, servirá de exemplo para outros municípios brasileiros."
O Plano Estratégico de Imunização contará com as seguintes etapas
01) Cadastro nominal da população elegível à vacina e prioridades
- Os Agentes Comunitários de Saúde, através de questionário, identificarão as prioridades de imunização (pessoas com viagem marcada para as áreas de risco onde há o vírus circulando) e os elegíveis por faixa etária - De 09 meses à 59 anos.
02) Distribuição das listas aos postos de vacinação, dos elegíveis prioritários para imunização (em viagem) e os elegíveis por faixa etária.
3) Distribuição das doses para todas as 12 unidades vacinadoras do município.
4) Vacinação com equipes volantes nas áreas onde não há cobertura do PSF.
As doses contemplarão toda a população elegível residente em Delmiro Gouveia e serão distribuídas nas 12 unidades vacinadoras do município.
Luiz Geraldo, coordenador do PNI da Secretaria Municipal de Saúde, informa o aumento das doses disponíveis para a população, com a implantação do Plano Estratégico de Imunização.
"Hoje recebemos cerca de 600 doses mensais para a imunização dos casos prioritários, aqueles que se deslocam para os estados onde os municípios apresentam o vírus em circulação. Com a instalação do Plano Estratégico, serão distribuídas 4.300 doses mensais para a população, cada unidade de vacinação receberá cerca de 350 doses da vacina contra a Febre Amarela."
Para o Secretário Adjunto Municipal de Saúde, Samir de Sena, o Plano Estratégico de Imunização irá trazer segurança para a população de Delmiro Gouveia.
"Através do Plano Estratégico de Imunização dos Residentes em Delmiro Gouveia, iremos proporcionar uma grande segurança para a população. As doses contemplarão 100% dos elegíveis à vacinação. Não há necessidade de tumultos nas unidades de saúde e, nesta primeira etapa, iremos vacinar todos que estão com viagens marcadas para as áreas de risco.
Após a conclusão deste grupo, estaremos vacinando quem tem entre 09 meses e 59 anos de idade. Em cada unidade de vacinação estará a lista com os nomes dos que estão aptos à imunização, as vacinas serão exclusivas para os elegíveis nestas listas. Já os pacientes portadores de HIV/Aids irão receber suas doses de imunização no CTA. Esta medida protetiva, determinada pelo Prefeito Padre Eraldo, servirá como um grande exemplo e modelo para os outros municípios."
Utilize o formulário abaixo para comentar.