A endoscopia é exame de saúde que no SUS tem uma longa fila de espera e nas clínicas particulares é um procedimento caro e fora do alcance da maioria da população. Em Pariconha a realidade é bem diferente. O exame já faz parte dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, garantindo resultados precisos e ajudando nos diagnósticos de doenças gástricas, sobretudo o câncer de estômago.
A endoscopia digestiva é um exame que permite ao médico endoscopista visualizar internamente os órgãos do trato digestivo, ou seja, o esôfago, o estômago e o duodeno. O exame permite verificar a procedência de sintomas, como dores no abdômen, náuseas, vômitos ou dificuldade de digestão, e, assim, diagnosticar possíveis lesões e doenças, como o câncer, por exemplo.
O médico responsável pela realização das consultas e exames, doutor Alexandre, destaca a importância da oferta da endoscopia para os pariconheses. “Acho que a população tem que, realmente, agradecer e ver esses avanços na saúde. Continuando neste ritmo que estamos, não teremos mais câncer avançados aqui. Diagnosticando tudo numa fase inicial, vamos tratar de pequenas lesões que nem chegarão a evoluir para algo mais grave”, pontua Alexandre Salomão.
Aos poucos, os moradores de Pariconha estão testemunhando um grande salto na oferta dos serviços de saúde pública, com mais acesso, qualidade e atendimento humanizado. O gestor municipal, Dr Fabiano Ribeiro, também atesta. “Isso é muito bom para a cidade, porque livra os menos favorecidos de um gasto muito alto. Eu sei que não é fácil tirar de sua renda familiar que é tão pouca, alguns se sacrificam, gastando mais de R$ 300,00 em algumas ocasiões”, relata.
Utilize o formulário abaixo para comentar.