Cinco municípios do Sertão conseguiram vacinar durante o 2º quadrimestre mais de 95% das crianças de até um ano de idade contra a poliomielite.
Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), as metas foram conquistadas por Batalha (103,4%), Belo Monte (95,6%), Jacaré dos Homens (103,7%), Monteirópoles (131,3%) e Olho D'Água do Casado (96,9%).
Mas, embora se tenha obtido metas satisfatórias de vacinação em alguns municípios, caracterizados como casos isolados, destaca-se que Alagoas tem 10 regiões de saúde e nenhuma conseguiu alcançar a meta de vacinação, tornando essas regiões com risco alto de transmissibilidade das doenças imunopreviníveis diante do fato de terem imunizados um número abaixo de 75% do público-alvo.
Em nota, a assessoria da Sesau informou que "O fato de não manter as coberturas vacinais acima da meta preconizada e de forma homogênea acarreta a formação de bolsões de suscetíveis e coloca em risco a saúde da população".
A Sesau também informou que a homogeneidade para a vacina contra a Poliomielite em Alagoas foi de apenas 8,8%, o que aumenta a preocupação das autoridades de saúde pública com a doença no Estado. Considerando os critérios utilizados na classificação de risco de transmissão de doenças imunopreveníveis (RTDI), pode-se inferir que Alagoas possui alto risco (HCV < 75%) para a transmissão da doença.
Devido à baixa adesão às vacinas não só no estado, como em todo o Brasil, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha para o dia 30 de setembro.
Utilize o formulário abaixo para comentar.