A aparente elevação das temperaturas nos últimos dias vem preocupando moradores do Sertão de Alagoas. Mesmo habituados ao calor nessa época do ano, os sertanejos estão sofrendo mais com a insolação quando estão fora de casa e com o calor que tem feito em qualquer ambiente.
Quem mora nas cidades do Sertão de Alagoas realmente tem razões para se preocupar. É que, com o aumento das temperaturas, os cuidados com a saúde, principalmente de crianças e idosos, devem ser dobrados.
De acordo com o portal Agrolink, a temperatura máxima registrada em Belo Monte, município que fica à beira do Rio São Francisco, chegou a 40 graus nesta sexta-feira (7); essa mesma temperatura deve ser atingida neste sábado (8), enquanto no domingo (9) cai um pouco e fica em 37 graus.
A sensação térmica, que é aquela sentida pelo corpo humano, pode ser ainda maior do que os 40 graus marcados pelos dados oficiais.
Qualquer temperatura ambiente acima de 30 graus pode causar prejuízos à saúde, principalmente para quem trabalha ao ar livre ou precisa se deslocar a pé, durante o dia. É preciso dar especial atenção aos cuidados com a pele e à hidratação do corpo.
Temperaturas máximas no Sertão
No município de Batalha, os termômetros chegaram a 39 graus de temperatura máxima nesta sexta-feira (7), a qual deverá se repetir neste sábado (8), segundo o Agrolink. No domingo (9), pode alcançar 36 graus.
Em Delmiro Gouveia, nesta sexta-feira (7), a temperatura máxima foi de 37 graus. Neste sábado (8), pode chegar a 38 graus, enquanto no domingo pode cair um pouco, ficando em 34 graus.
Já em Água Branca, foram 35 graus nesta sexta e a mesma temperatura máxima deve ser atingida neste sábado; no domingo, fica em 32 graus.
Em Pão de Açúcar, segundo o Agrolink, a temperatura máxima registrada nesta sexta-fera foi de 35 graus, o que deverá se repetir neste sábado; já no domingo deverá atingir 32 graus.
Em Santana do Ipanema, foram marcados 34 graus nesta sexta-feira. No sábado e no domingo, as temperaturas máximas deverão ficar em 34 e 30 graus, respectivamente.
No município de Piranhas, nesta sexta, sábado e domingo, as temperaturas máximas deverão ficar, respectivamente, em 36, 37 e 33 graus.
Vale destacar que a exposição excessiva ao sol pode provocar o aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar. Nos casos mais graves, podem ocorrer alterações físicas, como desidratação, erupção (vesículas roxas na área afetada da pele), câimbras (espasmos e dor nos músculos do abdômen e das extremidades) e alterações neurológicas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.