Depois de ficar cerca de sete horas sem energia elétrica no município na última quinta-feira (23), o trade turístico de Piranhas emitiu uma nota com críticas aos serviços prestados pela Equatorial Alagoas.
Na nota divulgada em redes sociais foram expostas as interrupções e oscilações do fornecimento de energia que tem ocorrido no município, principalmente no período da noite.
No expediente foi realçado que Piranhas é o terceiro destino turístico do estado e que tem um alto fluxo turístico, mas que moradores e turistas tiveram o desprazer de passar pelo problema registrado na última semana.
“É totalmente descabida uma situação desse nível em meio a uma retomada econômica onde todo o empresariado busca reaver suas perdas diante do cenário pandêmico”, relata a nota assinada pela Associação Comercial de Piranhas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas; Secretaria de Cultura e Turismo de Piranhas e Conselho Municipal de Turismo de Piranhas.
Em resposta, a assessoria da Equatorial Alagoas divulgou a seguinte nota:
Nota de esclarecimento: município de Piranhas
Com relação à nota divulgada pelo Trade Turístico do município de Piranhas, a Equatorial Alagoas enfatiza que tem feito investimentos e executado ações permanentes para melhorar o fornecimento de energia e disponibilizar um atendimento de qualidade para todos os clientes.
Entre as ações já realizadas, para reforçar a rede elétrica existente, a distribuidora executou, nesse mês de setembro, uma grande manutenção preventiva, com podas de árvores, substituição de cabos e postes em diversas áreas do município, incluindo parte do Centro Histórico.
Com relação à interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada na quinta-feira (23), a concessionária ressalta, que equipes técnicas foram acionadas imediatamente para atender o chamado e ao chegar no local, após uma inspeção na rede da distribuidora, foi constatado que a ocorrência se deu em razão de uma falha em um equipamento que fica localizado dentro da subestação da Energisa Sergipe, em Xingó, que atualmente abastece o município. A empresa está atuando junto à Energisa para evitar novas ocorrências.
A empresa informa que já iniciou estudos e projetos necessários para ter sua própria subestação, que será construída no município para oferecer ainda mais segurança, qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia para clientes residenciais, comerciais e industriais da região.
Já sobre medidores, a empresa informa que notificou clientes que mantêm os equipamentos dentro dos imóveis e concedeu prazo de 30 dias para que fosse feita a relocação para a parte externa. De acordo com a Aneel, os medidores de energia elétrica devem ser instalados fora das unidades consumidores, o que evita situações de risco como incêndios motivados por curto-circuito, além de garantir que a medição do consumo seja feita de maneira eficiente e não haja faturamento por estimativa, que ocorre quando, por qualquer motivo, não é possível o acesso do leiturista ao medidor. Em caso de impedimento de acesso ao medidor, o cliente fica sujeito a suspensão do fornecimento.
Por fim, a Equatorial ressalta que tem feito reuniões periódicas com o trade turístico de Piranhas, com representantes da Prefeitura e outras entidades de classe e tem repassado todos os posicionamentos sobre as ocorrências registradas, como também informado sobre as ações de melhoria e investimentos já realizados e os que estão em andamento ou programados para serem executados a curto, médio e longo prazo.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas.
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