Um vídeo divulgado na tarde da última segunda-feira (14) mostra um suposto desvio de água do Canal do Sertão para abastecer um lago, na zona rural entre os municípios de Água Branca e Inhapi.
As imagens, que teriam sido gravadas por policias militares ambientais, em maio deste ano, mostram uma bomba de água instalada à margem do Canal que, segundo o cinegrafista, estaria abastecendo um grande lago em meio à Caatinga.
“A água que poderia servir aos sertanejos está sendo levada para uma propriedade particular. É um descaso total. Alguém se achou no direito de fazer uma lagoa particular”, disse o cinegrafista, que narrava o vídeo enquanto fazia a gravação.
Ainda nas imagens é possível ver duas viaturas que pertencem, aparentemente, ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da PM/AL estacionadas em uma estrada vicinal, ao lado do Canal do Sertão onde a bomba está instalada.
Em contato com a reportagem do Correio Notícia, o tenente-coronel Ascânio, que é o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/PM), relatou que o vídeo foi gravado em maio deste ano, em uma fiscalização do BPA e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), durante a 5º etapa da FPI São do Francisco. “O técnico da Semarh pegou as coordenadas e encaminhou notificação para o proprietário”, explicou o comandante do BPA da PM/AL.
Ele também frisou que desconhece a ida de viaturas do Batalhão à região sertaneja nos últimos dias e completou: “O uso da água do Canal é controlado pela Semarh”.
Assista ao vídeo:
Utilize o formulário abaixo para comentar.