O Centro Histórico da cidade ribeirinha de Piranhas, no sertão de Alagoas, vive – nesse momento de festa carnavalesca – uma das melhores tradições nordestinas, reunindo com estilos musicais os moradores do município, visitantes e turistas, coroando de êxito o Carnaval da cidade.
Na noite de sábado (25), a Banda de Frevo Maestro Cafal desceu uma das ladeiras do Centro Histórico animando a todos por onde passava e, ao chegar à Esplanada do Recinto, tocou as tradicionais marchinhas dos bons e eternos carnavais. Depois de aquecidos, turistas e piranhenses saíram atrás da Banda de Frevo em cortejo carnavalesco e, passando pelo Largo dos bares e restaurantes, a festa ficou completa alternando com o forró de um dos bares, promovendo a euforia alegre dos turistas que acompanharam os dois estilos musicais.
“De parabéns está esse povo pela festa magnífica, muito organizada, e muito segura; a gente fica à vontade aqui, parabéns à organização”, disse a turista e professora Anádia Cortêz da Aracajú (SE), que chegou na cidade na sexta-feira, dia 24. A prefeita Maristela Sena Dias prestigiou a primeira noite do Carnaval Cultural, cumprimentando os músicos da Banda de Frevo, os munícipes foliões e turistas.
As pousadas e hotéis estão com 100 % de ocupação, estatística que pode ser comprovada com a quantidade de veículos que ficam estacionados durante o dia e a noite no Centro Histórico.
Para os moradores de Piranhas, o Carnaval Cultural está sendo aprovado. O piranhense e Vidraceiro de profissão Humberto, declarou que, apesar de não ter estrutura de bandas, o movimento está grande: “O número de pessoas na cidade é grande e isso é facilmente constatado até pelo estacionamento que não se encontra vagas”, afirmou.
Outro piranhense que aprovou a tradição foi o João, que é graduado em Ciências Contábeis e emitiu sua opinião: “Com toda essa crise financeira, a festa está sendo bem promovida, a segurança dos banhistas e de todos, estão sendo muito bem feita pela prefeita e seus representantes. O Carnaval está sendo excelente, porque não temos multidão, sem delitos; esse carnaval está sendo feito para as famílias, muito bom”, declarou.
Na manhã deste domingo (26), as duas Bandas de Frevo – Maestro Cafal e Macaxeira – agitaram o Centro Histórico, sendo que uma delas recepcionou quem estava descendo a ladeira e a outra, no período da tarde, agitou o Bloco Infantil, que saiu da Comunidade Cabrobó e concluiu na Esplanada do Recinto, animando crianças e familiares.
O Carnaval Cultural de Piranhas prossegue até a manhã de quarta-feira, quando haverá – pela primeira vez – a Lavagem da Lapinha, um Bloco com os servidores da Prefeitura que estão trabalhando na organização da Festa, uma homenagem à cidade Lapinha do Nordeste brasileiro: Piranhas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.