O Fórum dos Trabalhadores da Cultura de Delmiro Gouveia reúne uma vasta pluralidade de produtores artísticos e culturais da cidade. Em reuniões online, o Fórum debate a aplicação da Lei Federal N°14.017/2020, conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que estabelece um conjunto de ações que garantem uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid-19.
A partir do que rege a lei, e acompanhando seus desdobramentos também a nível Estadual e Federal, o Fórum entregou nesta quarta-feira, dia 22, no setor de protocolos da Prefeitura, uma lista de urgências destinadas a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.
É importante ressaltar que a lei é clara no que diz respeito a consulta e participação pública para melhor aplicação dos recursos, por isso diversas organizações como este Fórum vem surgindo e participando nas diretrizes dessa lei em todo o país. É importante dizer também que o protocolo é feito para formalizar institucionalmente as necessidades e urgências diagnosticadas pelos próprios artistas através deste Fórum.
A lista é assinada por Músicos Instrumentistas, Cantores, Cantoras, Produtores de Blocos Carnavalescos, Produtores de Quadrilhas Juninas, Artesão e Artesãs, Cineasta, Escritores, Produtores Musicais, Poetas, Dançarinos e Dançarinas, Professores de Música, Maquiadores e Maquiadoras, Cineclubistas, Editores, Artistas Visuais, Fotógrafos e Fotógrafas, Escultores, entre outros.
Dentre outras pautas, os artistas e produtores culturais de Delmiro reivindicam via Fórum:
• Cadastro Municipal de Cultura: que a secretaria defina a forma de cadastro e agilidade no processo; que seja em formato online e físico para facilitar o acesso dos artistas que não tem acesso à internet.
• Criar o Conselho ou Comitê Municipal de Cultura: espaço deliberativo, fiscalizador das políticas publicas culturais, como forma de oficializar as demandas da sociedade civil organizada em fórum ou em seus nichos artísticos ou outros formatos.
• Divulgação ampla da Lei de Emergência Cultural: rádios locais, sites, blogs, jornais, redes sociais e outros meios de comunicação, para que os artistas locais tenham conhecimento e acesso à lei nos mais distantes espaços do município de Delmiro Gouveia.
O Fórum dos Trabalhadores da Cultura de Delmiro Gouveia, é um fórum aberto e convida todo trabalhador e trabalhadora da arte da cidade para participar desse debate no Instagram @forudaarteecultura.
Utilize o formulário abaixo para comentar.