A vitória sobre o Bragantino no último domingo (26) consolidou a boa fase do Fluminense sob o comando de Marcão no Campeonato Brasileiro. O treinador está invicto na competição na temporada. São 4 vitórias e 3 empates em 7 jogos, o que faz do Tricolor ser o time que mais somou pontos (15) na Série A desde que o ex-volante reassumiu a equipe, no dia 21 de agosto, no lugar de Roger Machado.
"Ah, mas vários times tiveram jogos adiados nesse período”. É verdade. Há diversas equipes com 5 ou 6 jogos neste meio tempo. E quanto mais jogos, claro, mais chances de somar pontos. Mas isso não diminui os números expressivos do Flu de Marcão. Basta levarmos em consideração o aproveitamento de cada clube neste recorte: apenas o Internacional, de Diego Aguirre tem retrospecto superior: 73,3%, fruto de 3 vitórias e 2 empates, contra 71,4% do Tricolor.
Os quatro primeiros colocados do Brasileirão, por exemplo, têm aproveitamentos piores: Atlético-MG (60%), Palmeiras (40%), Fortaleza (27,8%) e Flamengo (53,3%). Além de Flu e Inter, os times que se destacam no período são Cuiabá e Corinthians, ambos com 60% de pontos conquistados.
Com a sequência invicta sob o comando de Marcão, o Fluminense se afastou da zona de rebaixamento e começa a vislumbrar um lugar no G-6, zona de classificação para a Libertadores. O Tricolor é o oitavo colocado, com 32 pontos. Quando Roger Machado foi demitido, o time ocupava a 15ª colocação, com 17 pontos marcados em 15 jogos disputados, um aproveitamento de 37,7%.
De todos os técnicos que comandaram times da Série A por pelo menos três jogos, Marcão é o segundo com o melhor aproveitamento, atrás apenas de Cuca, do Atlético-MG, que conquistou 73% dos pontos que disputou.
E para consolidar o bom momento nesta sua terceira passagem como técnico do Fluminense, Marcão também alcançou uma marca históric a pelo clube com a vitória sobre o Bragantino: ultrapassou Muricy Ramalho e se tornou o treinador com a maior sequência invicta no Brasileirão à frente do Tricolor. São 16 no total, os 7 jogos deste ano somados aos 9 últimos da temporada 2020.
Marcão comandou o Fluminense em um total de nove partidas desde que reassumiu o comando do Tricolor no mês passado. Suas duas únicas derrotas foram fora do Brasileirão, contra o Atlético-MG no confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil.
O Fluminense volta a campo no próximo domingo, contra o Santos, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para as 18h15 (horário de Brasília) na Vila Belmiro.
Utilize o formulário abaixo para comentar.