Os números ajudam a ilustrar bem a atual fase da defesa do Flamengo. Sem sofrer gols há sete partidas e com o setor menos vazado do Campeonato Carioca, Filipe Luís admite que ganhou uma dor de cabeça boa para definir os jogadores titulares no setor.
Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo são os concorrentes a duas vagas no setor, com Cleiton e João Victor correndo por fora. A defesa que passou por transformações desde a última temporada com as saídas dos experientes David Luiz e Fabrício Bruno.
Com boas opções e com formações distintas dando certo e mantendo o bom desempenho defensivo, Filipe Luís evita cravar os titulares e não descarta até uma mudança de esquema para encaixar os três zagueiros.
– Ainda não tem nada definido. A contratação do Danilo é um acerto muito grande por parte do Boto. Um jogador desse calibre, titular da seleção brasileira e da Juventus, deixando muito dinheiro para trás, é importante para o futebol brasileiro e para o Flamengo. A concorrência entre eles vai elevar o nível. Alguns vão ficar bravos comigo, mas acredito que o campo fala. Se os três estiverem insubstituíveis eu vou ter que jogar com os três. Mas com tantos jogos, todos vão jogar – disse o treinador.
Na vitória sobre o Vasco, no sábado, o Flamengo terminou a partida com Léo Pereira, Danilo e Léo Ortiz – que entrou no segundo tempo. Mais um indício de que, além das palavras, Filipe Luís se mostra disposto a buscar uma formação que possa encaixar os três jogadores.
Nos 11 jogos realizados na temporada, levando em consideração os que o Flamengo levou a campo um time alternativo, foram 23 gols marcados e apenas seis gols sofridos. O equilíbrio entre defesa e ataque tem ajudado Filipe Luís a rodar o elenco e deixar o “campo falar” sobre quem será titular ao longo da temporada, seja qual for a posição.
– O time titular é feito durante a semana dependendo do que os jogadores falam para mim no campo. Não posso decidir o time titular de daqui a duas semanas. Os clássicos, além de preparem fisicamente, têm um peso enorme. Todos foram pesados porque tem o componente emocional, fazem o jogador ir ao máximo. Três clássicos seguidos são muitos. Acredito que os jogadores já estão prontos. Para mim o principal é dosar para os atletas chegarem no Brasileirão prontos – disse.
A vitória sobre o Vasco garantiu o Flamengo na semifinal do Campeonato Carioca. Na última rodada da fase de classificação, o Rubro-Negro terá o Maricá, no sábado, às 16h30 (de Brasília), no Maracanã.
Utilize o formulário abaixo para comentar.