De trás para frente. É assim que Felipão definiu como irá trabalhar a evolução do Grêmio no Brasileirão após a primeira vitória na competição, sobre o Fluminense, na noite do sábado (17). Em sua entrevista coletiva, o técnico afirmou que o foco deste momento é nos ajustes defensivos.
Sem sofrer gols nos três jogos sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o time foi ao Maracanã e voltou do Rio de Janeiro com a primeira vitória da equipe no Brasileirão.
– Se pegarmos o Palmeiras de 2018 (campeão), foi o time que mais marcou gols. Tenho que reconstruir essa equipe dentro do Grêmio. Tenho uma equipe que, se bem posicionada, dificilmente sofre gols. Começar a reconstruir de trás para chegar lá na frente a um ponto que me satisfaça. Embora os atacantes de hoje me satisfaçam pelo serviço prestado, que muitas vezes a imprensa não tem o mesmo conceito que nós, técnicos, temos – disse o treinador.
Mesmo que as atuações ainda estejam longe do nível esperado pelo torcedor, o técnico valorizou a entrega dos jogadores e a dedicação no cumprimento do planejamento feito pela comissão técnica.
– Penso que o que estamos demonstrando é uma equipe solidária e que todos participam ao máximo. Estamos reconstruindo alguma coisa. Só o tempo vai nos dar condições de ter solidez e tranquilidade para ter uma equipe que não sofra tanto. Fico feliz com o resultado. Precisávamos dar o primeiro passo. É um pequeno passo, mas é uma coisa boa. Estamos mostrando algo que a torcida do Grêmio queria ver – ressaltou Felipão.
Para ele, no entanto, a postura mais defensiva não é uma característica do seu trabalho. É apenas o reflexo do estilo de jogadores que estão à disposição no momento.
– O Grêmio tem um outro estilo de jogadores. O Grêmio de 2016, 2017 tinha em seu grupo jogadores que podiam jogar desta forma. Não tenho estes jogadores, como tinham os técnicos anteriores. A necessidade momentânea é essa. Por isso começar a construir de trás. Para quando tivermos oportunidade e melhores condições, chegarmos um pouco à frente já reconstruídos – finalizou.
A primeira vitória coloca o Grêmio na 18ª posição do Brasileirão, com seis pontos. Como Cuiabá e Chapecoense, 19º e 20º, se enfrentam neste domingo, um deles não poderá ultrapassar o Tricolor, independentemente do resultado.
Utilize o formulário abaixo para comentar.