Se Cano é o protagonista do Fluminense, Arias pode ser considerado um coadjuvante de luxo do time de Fernando Diniz. Na terceira temporada com a armadura tricolor, o colombiano se destaca cada vez mais pelas assistências e a inteligência em campo. Somando os 17 passes para gol em 2022 com os oito já distribuídos neste ano, Arias é o maior garçom deste período entre todos os jogadores que atuam no futebol brasileiro.
Até chegar ao auge técnico dentro do clube, Arias passou por um processo complicado de adaptação. Em 2021, ano em que foi contratado, foram 21 partidas com apenas um gol, e nenhuma assistência. Com 23 anos na época e tendo sua primeira experiência internacional, Arias ainda viveu o luto da perda da avó, parente na qual era muito próximo.
- Em 2021 eu tive um momento muito difícil da minha vida, creio que o mais difícil, a morte da minha vó, que era um pilar aqui em casa. Foi um momento difícil psicologicamente. Mas tive tempo de férias, passar tempo com minha família, organizar tudo. Precisava desse tempo. Foi tempo de assumir que precisava fazer as coisas bem e graças a Deus as coisas estão acontecendo - disse Arias em coletiva no ano passado.
A última temporada foi a virada de chave para Arias no Fluminense. Titular absoluto da equipe, o jogador foi o meia com mais participações em gol no ano, com 16 bolas na rede e 17 assistências. Estes números fizeram com que ele se tornasse um dos principais garçons do futebol brasileiro.
E a tônica segue na atual temporada. Embora só tenha marcado duas vezes até aqui, já são oito assistências no ano, todas realizadas nas últimas nove partidas.
Atualmente, Arias soma 25 passes para gol desde 2022, e lidera o ranking de maiores assistentes do futebol brasileiro neste período. Veja o Top 10 abaixo:
Arias (Fluminense): 25 assistências em 77 jogos
Arrascaeta (Flamengo): 21 assistências em 70 jogos
Gustavo Scarpa (ex-Palmeiras): 20 assistências em 60 jogos
Terans (Athletico-PR): 16 assistências em 69 jogos
Vinícius (Goiás): 15 assistências em 62 jogos
Dudu (Palmeiras): 15 assistências em 84 jogos
Yago Pikachu (Fortaleza): 14 assistências em 66 jogos
Nenê (ex-Vasco): 13 assistências em 56 jogos
Juninho (América-MG): 13 assistências em 69 jogos
Rodrigo Nestor (São Paulo): 13 assistências em 76 jogos
Utilize o formulário abaixo para comentar.