Quem foi ao Maracanã no sábado (18), assistiu a um banho de bola. A goleada do Fluminense por 7 a 0 em cima do Volta Redonda mostrou que o time de Fernando Diniz vai para a decisão do Campeonato Carioca com um favoritismo difícil de contestar nesta segunda quinzena de março.
A vitória acachapante na segunda partida da semifinal do Estadual contra um Voltaço que surpreendeu muita gente nos 12 jogos anteriores evidencia a força que o Fluminense chega para a final. O time precisava da vitória para se classificar e os cerca de 46 mil torcedores presentes no estádio ajudaram a empurrar a equipe para frente desde o início.
E foi justamente no início do jogo, aos três minutos, que Samuel Xavier abriu o placar. Em uma jogada característica do Flu de Diniz, com o lateral-direito infiltrando na área e jogando por dentro, completando um cruzamento de Keno no lado esquerdo do campo. Não deu nem tempo de a torcida comemorar o primeiro gol e Cano já havia marcado o segundo aproveitando rebote.
Ali, o Fluminense ampliava uma vantagem que sequer existia quatro minutos antes, já que o empate classificava os visitantes. Precisando de dois gols, mas tendo ainda pelo menos 80 minutos de jogo pela frente, o Volta Redonda precisou se lançar ao ataque. Com isso, os espaços apareceram com mais facilidade.
Foi num deles que Paulo Henrique Ganso enxergou a subida ao ataque de Alexsander. Com um passe de cinema, o camisa 10 do Flu tocou para que o jovem lateral-esquerdo chutasse no canto esquerdo de Vinícius e desmontasse o Voltaço. Nem 30 minutos de jogo e 3 a 0 no placar. Tanto o gol dele quanto o de Samuel Xavier evidenciam como o time joga bem quando tem laterais que atacam o adversário pelo meio, deixando os corredores para os pontas.
Antes mesmo de o Fluminense ceder uma chance concreta ao Volta Redonda, houve ainda o quarto gol. Alexsander, que não estava bem até a parada técnica, recebeu uma bronca de Diniz e melhorou na partida, roubou a bola no campo de ataque, rolou para Arias que cruzou na cabeça de Martinelli. No fim do primeiro tempo, a bola chegou a Nino depois de uma cobrança de escanteio que não deu certo e ele rolou para Cano bater cruzado no canto esquerdo do goleiro. E isso tudo foi só o primeiro tempo.
Pé no freio e Cano artilheiro
Por mais que Fernando Diniz tenha dito na entrevista coletiva que uma das preocupações era que seu time não se acomodasse, não havia mais a necessidade de o Fluminense ir tanto ao ataque. Com paciência para jogar e podendo imprimir um ritmo um pouco menos intenso, ainda assim a equipe marcou mais dois gols e foi amplamente superior.
A etapa final foi de Germán Cano. Agora artilheiro do Campeonato Carioca, o argentino começou o jogo com três gols atrás de Lelê e no apito final estava um na frente. Nas quatro vezes que balançou as redes nesta tarde, mostrou tudo que um centroavante precisa. Não que ele não tivesse mostrado antes, não me entenda mal, mas é até difícil de encontrar novas palavras para um jogador que se mostra cada vez mais LLetaLL.
Cano fez gol de rebote. Cano fez gol recebendo e chutando cruzado no canto do goleiro. Cano fez gol de pênalti cobrando muito bem (Diniz que sinalizou para ele bater). Cano fez gol girando para cima do marcador e finalizando de frente para o gol. Cano fez gol de tudo quanto é jeito.
Muito satisfeito com o resultado e a partida quase perfeita do time do Fluminense, Fernando Diniz deve imaginar que mesmo em uma goleada avassaladora os negacionistas do futebol surgirão. O argumento de que o Volta Redonda estava cansado por causa da Copa do Brasil e toda a logística e dificuldade que tiveram para ganhar do Atlético-GO nos pênaltis não cola com quem tenha visto o jogo com olhos justos.
Isso pode ter tido um impacto e talvez fosse um ponto a ser levado em consideração se o Flu não exibisse um futebol mais e mais envolvente. É necessário elogiar o trabalho de Fernando Diniz e atentar que seja quem passar para a decisão e enfrentar o time dele não chegará com tanta moral.
O futebol do Fluminense é de time dominador e que merece ganhar títulos. Pode não acontecer, como a história do esporte já mostrou inúmeras vezes, mas a beleza do jogo já é uma vitória por si só.
Com a classificação para a final do Campeonato Carioca, o Flu volta a campo apenas no primeiro fim de semana de abril. Por causa da Data-Fifa, o primeiro jogo da decisão do Estadual será no outro domingo, dia 2. Ainda não se sabe se contra Flamengo ou Vasco.
Utilize o formulário abaixo para comentar.