A Assembleia Legislativa Estadual (ALE) aprovou, na quinta-feira (12), o projeto de lei n° 03/2019, de autoria do deputado Antônio Albuquerque, que altera o nome do Estádio Rei Pelé, situado em Maceió, para Rainha Marta.
A medida gerou polêmica entre os alagoanos. Isso porque o estádio foi construído e inaugurado na década de 1970, quando Marta ainda nem tinha nascido, e Pelé ajudava o Brasil a vencer três Copas do Mundo de futebol. É o único estádio do país que homenageia o jogador que foi eleito “O Atleta do Século XX”.
Marta, por sua vez, saiu de Dois Riachos, no Sertão de Alagoas, e tornou-se a melhor jogadora de futebol do mundo seis vezes. É a maior colecionadora de títulos de melhor do mundo, tanto entre mulheres quanto entre homens.
O projeto aprovado pela ALE ainda vai passar pelo governador Renan Filho, que pode sancionar ou vetar. Se sancionar, vira lei e o nome do estádio será mudado. Se vetar, o projeto volta para a Assembleia, onde os parlamentares podem manter ou derrubar o veto.
Os que defendem o projeto acham que o estádio deve mudar de nome para homenagear a atleta alagoana que conseguiu feitos até então inigualáveis no mundo. Já os que são contrários a ele dizem, entre outras coisas, que Marta merece um novo equipamento público para levar o seu nome, sem desfazer o que já está feito há quase 50 anos.
Por isso, uma enquete do Correio Notícia está no ar para saber a sua opinião sobre o assunto. Você concorda com a mudança do nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta?
Role a página até chegar a essa nova enquete e participe. Sua opinião é importante.
Utilize o formulário abaixo para comentar.