Na madrugada desta quinta-feira (3), a residência do candidato a prefeito de Olho D'água do Casado, Chico Bezerra (PT), foi invadida e vandalizada. A casa, localizada em uma chácara na zona rural do município, teve todos os móveis destruídos, além de eletrodomésticos e outros pertences danificados. O candidato, que lidera as pesquisas de intenção de votos e é apoiado pelo atual prefeito Zé da Emater (PT), acredita que o ato tenha relação com a intolerância política, dado o contexto de polarização que marca a disputa eleitoral local.
“Foi um choque ver minha casa assim, toda revirada. É muito provável que isso seja consequência do clima de hostilidade por conta das eleições, principalmente pela liderança que temos nas pesquisas. É lamentável ver a política chegar a esse ponto”, declarou Chico Bezerra.
Além da invasão à residência de Chico, outro episódio violento foi registrado na mesma madrugada. No Assentamento Chico Mendes, também na zona rural do município, a casa de Isabel Regina de França, apoiadora de Chico Bezerra, foi alvo de invasores. Ela relatou à Polícia Civil que os agressores, supostamente ligados à oposição, amarraram seus pais, José Elder Araújo Rodrigues Pereira e Maria Isadora de França Gonçalves, antes de destruírem objetos dentro da residência. Isabel também afirmou ter sofrido agressões físicas durante o ataque.
O caso ganhou repercussão estadual e foi lamentado pelo deputado federal Paulão (PT), que se manifestou sobre o incidente: "É direito de cada eleitor escolher o seu lado e atuar de forma pacífica e respeitosa junto ao eleitorado. A violência destrói a cidadania e aterroriza a população. Lamento profundamente e espero que as autoridades competentes tomem providências no sentido de garantir a integridade das pessoas e de punir os que costumam desrespeitar a lei. É muito triste tudo isso”, afirmou o parlamentar.
Diante da gravidade dos episódios, a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas e a Secretaria de Segurança Pública foram acionadas, além das autoridades policiais locais que já investigam o caso.
Este não é o primeiro caso de violência política no município. Em 2020, durante a campanha de reeleição do atual prefeito Zé da Emater, seu carro foi alvejado por disparos de arma de fogo, em outro episódio que reforça o clima de tensão que tem marcado as disputas eleitorais em Olho D'água do Casado.
As autoridades continuam apurando os fatos e reforçaram o compromisso de intensificar a segurança na região, especialmente durante o período eleitoral, para evitar novos incidentes.
Utilize o formulário abaixo para comentar.