Na tarde deste sábado (26), um homem de 35 anos foi preso em Piranhas, suspeito de praticar descaminho ao transportar 155 maços de cigarros de origem nacional e estrangeira sem comprovação fiscal. A ação ocorreu por volta das 18h, na rodovia AL-225, próximo ao Posto Ipiranga, durante uma blitz organizada pela guarnição do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Piranhas, sob orientação do 9º Batalhão de Polícia Militar.
O suspeito, cujo nome não foi divulgado pela polícia devido à Lei de Abuso de Autoridade, conduzia um veículo VW Gol de cor prata. Após receber ordem de parada, apresentou os documentos do veículo, que estavam regularizados. Contudo, durante a inspeção, os policiais encontraram os maços de cigarro no banco traseiro e no porta-malas. Questionado, o homem informou possuir notas fiscais apenas dos produtos de origem nacional, mas não pôde apresentá-las na hora e admitiu não ter nota fiscal para os produtos importados.
O suspeito e o material apreendido foram conduzidos ao CISP de Piranhas para os procedimentos de segurança. No trajeto para a Delegacia Regional de Polícia (DRP) em Santana do Ipanema, a guarnição parou em um estabelecimento em Olho D'água do Casado para que o suspeito recolhesse algumas notas fiscais. Em seguida, o homem passou por exame de corpo de delito no Posto de Saúde do Distrito do Piau.
Ao final do percurso, o suspeito foi apresentado na DRP de Santana do Ipanema, onde o delegado lavrou um Auto de Prisão em Flagrante (APF) pelo crime de descaminho, conforme o artigo 334 do Código Penal Brasileiro. O material apreendido, avaliado em R$ 5.105,00, foi registrado no Boletim de Ocorrência.
O suspeito permanece à disposição da Justiça na delegacia de Santana do Ipanema. Após a finalização do procedimento, a equipe retornou ao município de Piranhas por volta das 23h50, retomando suas atividades de patrulhamento preventivo na área.
Utilize o formulário abaixo para comentar.