Uma verdadeira baderna. Foi assim que a maioria dos moradores revoltados de Carneiros definiram a noite de Natal na cidade. Dezenas de condutores de motocicletas se reuniram na praça central e promoveram uma grande arruaça no que seria um encontro entre motociclistas para uma confraternização.
Com direção perigosa e outras diversas infrações de trânsito, além do forte barulho de motos com escapamento alterado, por volta das 21h a bagunça se alastrou por várias ruas da cidade, perturbando o sossego da população em plena comemoração natalina, além de colocar em risco os transeuntes.
Diante da situação já tarde da noite, os moradores acionaram as autoridades policiais. Guarnições do Grupamento de Polícia Militar (GPM) da cidade, com o apoio de equipes da 3ª Companhia, Centros Integrados de Segurança Pública de São José da Tapera e Senador Rui Palmeira (Cisp), GPM de Olivença e Guarda Civil Municipal (CGM), foram à localidade e deram fim à baderna.
Durante a ação, parte dos arruaceiros fugiu, mas cinco foram capturados. A motocicletas deles foram apreendidas. Os condutores foram levados para o Cisp de Senador Rui Palmeira, onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) em desfavor deles. Todos foram liberados em seguida, mas vão responder ao processo que pode resultar em reclusão ou multa. Os veículos foram submetidos aos procedimentos administrativos inerentes às infrações de trânsito.
Motorista embriagado
Ainda durante a ação envolvendo baderneiros na praça principal da cidade, na Rua Cônego José Bulhões, a guarnição do GPM de Carneiros flagrou o momento em que o condutor de um carro desgovernado subiu em uma calçada e atravessou para outra, onde bateu em umas motos que estavam estacionadas e parou.
Com apoio de guarnições do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e GPM de Olivença, que já estavam na cidade dando apoio no patrulhamento, os militares do destacamento do município abordaram o condutor, que teria se negado a descer do veículo, seguindo os comandos dos policiais.
Conforme as guarnições, o homem agiu de forma agressiva e precisou ser contido. Com sintomas visíveis de embriaguez, ele foi algemado e levado para um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde passou pelo teste do Etilômetro (Bafômetro), que constou a situação de embriaguez com 1.20 gramas de álcool por litro de sangue.
O suspeito e o veículo que ele conduzia, cujas características não foram informadas pela polícia, foram levados para a Delegacia Regional de Polícia de Santana do Ipanema (2ª-DRP), onde ficaram à disposição da Justiça.
Repercussão e punição dos envolvidos
O caso repercutiu na cidade de maneira negativa para as autoridades policiais porque a população acredita que a baderna poderia ter sido evitada, visto que tinha sido anunciada nas redes sociais.
Entendendo que a população precisava de uma resposta maior da força policial, o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar de Santana do Ipanema (BPM), tenente-coronel Herbet Santana, determinou no dia seguinte a realização de uma operação com a finalidade de identificar os envolvidos na arruaça e apreender os veículos usados nas infrações de trânsito.
Os trabalhos policiais foram concentrados em Carneiros através do GCM local e da Guarda Civil Municipal, que conseguiram identificar outros seis envolvidos na baderna. Eles foram apontados como autores de várias manobras de direção perigosa. Vídeos divulgados nas redes sociais ajudaram na identificação dos suspeitos. As motocicletas deles foram apreendidas para os procedimentos necessários e eles foram inclusos em um TCO que será submetido à Justiça.
Já em Santana do Ipanema, de onde seriam outros envolvidos na bagunça, a ação envolveu guarnições do Pelopes, Radiopatrulha e Força Tarefa. Os policiais conseguiram apreender outras seis motos envolvidas no ocorrido em Carneiros. Os veículos foram recolhidos para o pátio do 7º Batalhão e os condutores deles no dia da baderna foram inclusos em um TCO. Todos, entre eles dois menores de idade, devem responder na Justiça pelos atos imputados.
“O 7º Batalhão reitera que qualquer tipo de ilicitude que vier a ser cometido na área que está sob tutela da unidade, será dada resposta à altura, com intuito de manter a ordem pública e a paz social”, disse o comandante do 7º-BPM, tenente-coronel Hebert Santana.
Assista ao vídeo:
Utilize o formulário abaixo para comentar.