Um homem de 29 anos foi preso nessa terça-feira (30), em Dois Riachos, acusado de ter abandonado a avó em situação de extrema negligência. A prisão foi realizada por uma equipe da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Santana do Ipanema (DRP), com apoio de uma equipe da Polícia Militar (PM/AL).
A situação da idosa de 90 anos de idade foi descoberta no dia 10 de março, quando uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) visitou a residência dela, em Santana do Ipanema. Ao chegarem ao local, os profissionais encontraram a mulher em uma situação de extrema negligência: sozinha, sem conseguir se locomover, sem colchão e sem acesso a comida ou água potável. Além disso, a vítima apresentava feridas causadas por carrapatos e estava muito magra, evidenciando a falta de cuidado.
A Polícia Civil instaurou inquérito e, durante as investigações, constatou que a idosa, mesmo recebendo dois salários mínimos como benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não estava recebendo os cuidados necessários por parte do neto. O acusado, que ostentava vida confortável como fotógrafo de casamentos e ensaios nas redes sociais, foi indiciado pelo abandono da incapaz e por diversos crimes citados no Estatuto do Idoso.
Os vizinhos da idosa, em depoimento, afirmaram não ter conhecimento da presença de alguém na casa, pois a residência estava sempre trancada e aparentemente abandonada.
O homem foi preso nesta terça-feira (30) e encaminhado para o Centro Integrado de Segurança Pública de São José da Tapera (Cisp), onde ficou recluso à disposição da Justiça.
Combate à negligência e violência contra idosos
A Polícia Civil reitera seu compromisso no combate à negligência e à violência contra idosos. É importante que familiares, vizinhos ou qualquer pessoa que presencie uma situação de vulnerabilidade denuncie às autoridades. As denúncias podem ser feitas através do Disque 100 ou da Delegacia de Polícia mais próxima.
Utilize o formulário abaixo para comentar.