Um vídeo que mostra a agressão de um homem contra uma funcionária pública do município de Ouro Branco viralizou na internet e chocou a quem viu. O caso aconteceu no dia 28 de abril deste ano, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
No vídeo o homem identificado como Francisco de Assis Lima, conhecido como “Assis do Bar”, ataca a servidora Joyce Maciel com palavrões e ameaças à integridade física dela, inclusive coloca a mão na cintura ameaçando estar armado. Nem mesmo a secretária municipal de Assistência Social, Nilvânia Brandino, escapou da fúria do agressor.
O homem demostra ser próximo da prefeita do município, Denyse Siqueira, inclusive ameaça pedir à gestora a demissão da servidora em vários momentos. A chefe do Poder Executivo Municipal ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido.
Um servidor que gravou a situação foi obrigado a parar a gravação, mas continuou a gravar escondido do homem enfurecido, que em outra ocasião também já havia emaçado a secretária municipal de Educação.
A servidora vítima do ato violento relatou para a reportagem que tudo começou depois que um homem veio ao setor pedir informações sobre o Bolsa Família dele. “O beneficiário tinha esquecido a documentação dele em casa, então pedi para ele retornar para buscar. O Assis ofereceu carona a esse homem e após isso entrou bastante alterado, me ameaçando e acusado de ter cancelado o benefício do rapaz”, contou Joyce.
Ainda de acordo com a servidora pública, ela pediu que ele ficasse calmo e que apresentasse prova do que estava falando. “Nesse momento ele ficou ainda mais alterado, falando que eu não era nada, que eu não era ninguém, que ele era autoridade, e a todo momento ele colocava o dedo no meu rosto e a mão em baixo da camisa, ameaçando tirar algo”, relatou a vítima.
Joyce ainda contou que Assis chegou a chutar a cadeira na qual estava sentada, o que a deixou ainda mais nervosa e com medo. “Aproveitei o momento em que ele se afastou um pouco e consegui sair correndo. Pedi para ligarem para a polícia”, disse.
A servidora relatou que mesmo escondida em uma das salas do prédio, do lado de fora, o agressor, disse ter ido em casa busca uma arma, gritava a procura dela. “Ele falou que ia em casa buscar uma arma, e quando eu estava na sala, só escutava ele gritando, me procurando falando cadê ela, quero pegar ela, e até tentou abrir a porta onde eu estava”, contou Joyce.
O agressor foi detido pela Polícia Militar (PM/AL) e conduzido para a Delegacia Regional de Santana do Ipanema, onde a vítima conta que foi surpreendida pelo vereador de Ouro Branco Josimário Severino, mais conhecido como “Professor Josimário”, que é tido no município como defensor do servidor público, mas causou estranheza ao aparecer para defender o agressor.
Quem estava na delegacia contou que ao chegar no local o vereador sequer cumprimentou a vítima, que estava em estado de choque e chorando muito na delegacia. “Eu fiquei bastante constrangida, pois ele não me deu assistência. Eu esperava no mínimo uma posição neutra do mesmo, não se expondo. Mostrou claramente em que lado estava, afinal ele é um vereador. Ficou feio para nossa cidade”, lamentou a servidora.
Depois de ser ouvido, o homem cuja defesa alegou que tem problema psicológico foi autuado por ameaça e desacato a funcionário público no exercício da função ou em razão dela. Depois foi arbitrada uma fiança a qual foi paga e com isso o suspeito foi liberado para responder ao processo em liberdade.
“Estou ainda em estado de choque e de pânico, pois trabalho em frente à casa do agressor, e ao chegar da delegacia o mesmo já estava em frente da sua casa, sem camisa e gritando a culpa é sua, foi você, já tô solto, não deu em nada. Mande vim me prender novamente”, finalizou Joyce Maciel, que alega estar com muito medo do agressor.
A reportagem entrou em contato com a prefeita Denyse Siqueira, mas ela preferiu continuar em silêncio a respeito do ocorrido. O vereador Professor Josimário não respondeu as mensagens enviadas a ele. Não conseguimos contato com “Assis do Bar”.
Veja o vídeo:
Utilize o formulário abaixo para comentar.