O tenente-coronel Winston Santana assumiu nesta terça-feira (17) o comando do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Delmiro Gouveia. Ele assume no lugar do tenente-coronel Diogo Vital e terá como subcomandante o major Lívio Brandão Villar.
Como capitão, Winston foi um dos fundadores e ficou mais de oito meses à frente da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes-Caatinga), onde formou as primeiras turmas e implantou o setor de inteligência na unidade militar.
Ainda como capitão foi chefe do Setor de Inteligência do Comando de Policiamento de Área do Interior (CPAI/I), sediado no 7º Batalhão de Polícia Militar de Santana do Ipanema (BPM). Depois, promovido a tenente-coronel, foi designado para o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar de Maceió (BPM), onde se destacou como comandante.
Logo que assumiu o comando do 9º-BPM, o tenente-coronel Winston pediu para ver as estatísticas registradas pelo quartel a respeito da região e começou a planejar as primeiras ações como comandante. Entre os números vistos pelo oficial, chamou a atenção dele a violência contra a mulher e prometeu que as tropas irão agir com firmeza para combater os inúmeros casos registrados.
Como já atuou em quase todo o estado e tem muita experiência no Alto Sertão, Winston também adiantou que está planejando uma força tarefa para combater o número crescente de assassinatos em Mata Grande e as outras cidades vizinhas. O 9º - BPM abrange Mata Grande, Inhapi, Canapi, Água Branca, Pariconha, Piranhas e Olho D’água do Casado, além de Delmiro Gouveia.
Perturbação do sossego alheio com equipamentos de som e cano de moto barulhento também estão na rota do novo comandante. As primeiras ações já foram percebidas pela população, com abordagens e blitz em Pariconha e Delmiro Gouveia.
"Essa missão foi dada pelo secretário de Segurança Pública, Dr. Flávio, e pelo comandante-geral da PM, coronel Amorim, que têm um carinho especial por Delmiro Gouveia e região", finalizou o tenente-coronel.
O comandante anterior, tenente-coronel Diogo Vital estava à frente do cargo desde maio de 2022. Ele também vinha desempenhando um trabalho eficaz na região, mas teria sido designado para a Corregedoria-Geral da Polícia Militar.
Utilize o formulário abaixo para comentar.