O portal Correio Notícia recebeu nesta quinta-feira (9) uma denúncia feita por um morador de Piranhas relatando que durante a sessão desta quarta-feira (8) os vereadores do município não teriam respeitado as medidas sanitárias contra o novo coronavírus.
Segundo a pessoa que fez a denúncia, cujo nome pediu para não ser divulgado, os vereadores “agiram de forma irresponsável e inadmissível, enquanto deveriam dar exemplo. Eles estão fazendo sessões presenciais e recebendo a presença de várias pessoas na casa legislativa”.
Conforme a denúncia, nesta quarta-feira, em mais uma sessão que contou somente com a presença de vereadores da bancada de oposição, a edilidade recebeu um cidadão que seria do grupo de risco para fazer uma denúncia contra a gestão municipal.
“Sem o mínimo de responsabilidade e de medidas sanitárias, o presidente Zé Neto aceitou a situação e esqueceu dos riscos que aglomerações podem causar”, finalizou o denunciante.
Procurado pela reportagem, o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Neto, negou que tenha acontecido aglomeração no plenário e que tenham sido descumpridas as medidas de distanciamento social orientadas pela Saúde.
“Dos 11 vereadores, compareceram apenas seis, além disso, recebemos um cidadão que fez uma denúncia, mas não deixamos de seguir nenhuma recomendação de distanciamento. Todos os vereadores fazem o uso de máscara e não deixamos faltar álcool em gel no recinto. Estamos tomando todos os cuidados necessários”, explicou Zé Neto.
O vereador acrescentou que o Legislativo Municipal adquiriu um aferidor de temperatura que é utilizado em todos que entram no prédio. “Vale salientar que realizamos a sessão com as portas fechadas. Entram apenas os vereadores e os servidores ou alguma outra pessoa, caso seja muito necessário”, concluiu.
Zé Neto recomendou que assistíssemos o vídeo gravado da transmissão da referida sessão, o qual, segundo ele, mostraria que não houve descumprimento das recomendações das autoridades em Saúde. As imagens foram verificadas e nelas é possível identificar alguns descumprimentos, mas em uma proporção menor do que o que foi denunciado.
Alguns vereadores até estavam com máscara, mas retiraram para discursar, e outros não cumpriram o distanciamento de pelo menos 1 metro e meio de uma pessoa para outra. Por outro lado, servidores da Câmara aparecem utilizando máscara.
Utilize o formulário abaixo para comentar.