A cidade de Belo Horizonte pode não ser a primeira opção quando pensamos em turismo, mas a capital mineira não fica para trás na lista de destinos com ótimos passeios para realizar. Por lá é possível encontrar lugares com muita natureza, museus, ótimos restaurantes, e diversos pontos turísticos. Mas, com tantas opções do que fazer em Belo Horizonte, definir um roteiro de viagem pode se tornar uma tarefa difícil. Sendo assim, separamos 4 passeios para ajudar nessa escolha, confira.
A Praça da Liberdade fica localizada no bairro Savassi e é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. O início da sua construção foi em 1895 e foi mudando de estilo de acordo com o gosto de cada governante. Assim, ainda é possível identificar traços de estilos como Art déco, moderno e pós-moderno na própria praça e nos prédios do seu entorno.
Além da bela vista, a praça também conecta diversos museus e edifícios culturais, o que torna o local uma ótima opção para quem deseja passar uma tarde e conhecer vários lugares de uma vez só.
O Museu das Minas e do Metal fica localizado em um prédio rosa próximo a Praça da Liberdade. O edifício era utilizado antigamente pela Secretaria de Educação do Estado, mas agora ele abriga um acervo interativo que retrata a história da mineração no estado e algumas exposições temporárias. A Entrada é gratuita e é possível conferir os horários de funcionamento diretamente pelo site oficial do museu.
O Banco do Brasil possui centros culturais espalhados por várias cidades do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O CCBB-BH conta com diversas programações famosas e exposições de tirar o fôlego, por exemplo a exposição da DreamWorks que encanta qualquer fã de animação. Por lá, também é possível encontrar restaurantes, cafés e a famosa Livraria da Praça. Em relação ao valor, as exposições são gratuitas, porém as atrações como shows e teatro são pagas.
Após o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Vale é outro museu que vale a pena ser colocado no roteiro de viagem. Além de também possui entrada gratuita e fazer parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o museu guarda em seus três grandes pavimentos, um pouco da história de grandes nomes de Minas Gerais e do desenvolvimento do estado. Seu horário de funcionamento é de terça, quarta, sexta e sábado, das 10h às 17h30 e nas quintas, das 10h às 21h30. Aos domingos o museu abre das 10h às 15h30.
A capital mineira é repleta de opções maravilhosas para conhecer. Para não perder oportunidades e evitar problemas, a melhor forma de viajar é se preparando com antecedência e escrevendo um roteiro de viagens com todas as informações disponíveis sobre os locais que deseja visitar, desde as rotas até os horários de funcionamento.
Utilize o formulário abaixo para comentar.