Nos últimos anos, os códigos QR têm desfrutado de um renascimento incrível no mundo do marketing. Desde a criação desses códigos de barras bidimensionais nos anos 90, originalmente usados para rastrear peças automotivas, até uma nova vida na era digital e, por sua vez, durante a pandemia COVID-19, empresas de todos os tamanhos começaram a gerador de QR code às suas estratégias de marketing, aproveitando sua conveniência e versatilidade para melhorar o envolvimento com os clientes. O artigo a seguir examina o aumento do uso de código QR em campanhas de marketing, seus benefícios, casos de uso inovadores e seu potencial futuro.
Imagem por Freepik
Os códigos QR foram inventados e implementados pela Denso Wave, uma subsidiária da Toyota no Japão, para rastrear as peças de veículos. Logo foram amplamente utilizados em muitas indústrias para inventário, pois poderiam conter mais informações do que o código de barras convencional. Quando os smartphones vieram com câmeras, os códigos QR começaram a entrar no mercado de consumo, disponibilizando informações aos usuários com velocidade e eficiência. Seu potencial para melhorar as experiências do usuário veio quando as marcas começaram a explorar aplicativos criativos além da gestão de estoque, o que preparou o palco para o ressurgimento atual no marketing.
A COVID-19 atuou como um catalisador na adoção em massa de códigos QR. Enquanto as empresas procuravam soluções sem contato para minimizar os toques físicos, os códigos QR se tornaram a maneira mais fácil de alcançar informações sem tocar em superfícies. Os restaurantes optaram por alterar seus menus com códigos QR que os clientes podem escanear usando seus smartphones. Essa mudança não só tornou as coisas mais seguras, mas também tocou várias alavancas para mostrar o potencial dos códigos QR para o marketing.
Os códigos QR também podem permitir que as empresas interajam com os clientes de maneiras novas e criativas. Seja digitalizando um código QR para conteúdo exclusivo, promoções especiais ou alguma outra maneira inovadora de interagir, as oportunidades são infinitas. Uma boa aplicação seria o código QR hangtag para marcas de roupas que vinculam a vídeos de estilo ou conteúdo dos bastidores que ajudarão a construir um relacionamento mais próximo entre a marca e o cliente.
Talvez uma das vantagens mais graves dos códigos QR é a sua capacidade de coletar dados. Os profissionais de marketing podem rastrear quantas vezes um código foi digitalizado, locais com base na geografia onde as digitalizações ocorrem e a hora do dia de atividade. Esta informação torna-se particularmente útil para tomar uma decisão informada sobre o resultado das campanhas de marketing e obter um conhecimento útil sobre o comportamento do consumidor.
Os códigos QR são bastante baratos para desenvolver e implementar. Existem ferramentas online, a maioria das quais são gratuitas, que ajudarão as empresas a criar um QR code personalizado e incorporá-los em tudo, desde anúncios impressos até campanhas digitais. Como são baratos de serem projetados e implantados, eles se tornam bastante atraentes para pequenas empresas e startups que geralmente têm que trabalhar com orçamentos mínimos.
Os códigos QR têm funcionalidades multidimensionais em diferentes canais de marketing. Seja a partir de mídia impressa, anúncios digitais ou mídias sociais, eles conectam perfeitamente o abismo entre as experiências offline e online. Essa versatilidade permite que as marcas criem campanhas coesas que envolvem os consumidores em diferentes pontos de contato.
Muitas marcas colocam códigos QR diretamente nas embalagens dos produtos. Por exemplo, as empresas de alimentos e bebidas incluem códigos QR que dão aos consumidores mais informações sobre ingredientes alimentares, fatos nutricionais e até mesmo a preparação do produto. Todos esses passos para a transparência ajudam a gerar confiança para decisões de compra investigadas.
Eles também têm se mostrado muito eficazes no marketing de eventos. Para a emissão de bilhetes, inscrição no evento e acesso à agenda dos eventos, podem ser utilizados códigos QR. Mais informações sobre os palestrantes e expositores podem ser digitalizadas através dele, ou mesmo dar feedback durante e no final de um evento. Essa experiência sem atrito melhora ainda mais a satisfação e o engajamento dos participantes.
Algumas marcas estão levando os códigos QR para o próximo nível, integrando-os em realidade aumentada. Quando os clientes digitalizam o código, eles podem desbloquear experiências imersivas com AR, como experimentar roupas virtuais ou ver como um sofá pode ficar na sala de estar. Esta é uma maneira inovadora não só para surpreender os consumidores, mas também para incentivar a partilha social.
Os códigos QR são usados pelas marcas para direcionar tráfego para as páginas das redes sociais. Ao colocar um código QR em anúncios impressos ou embalagens de produtos, uma empresa pode incentivar o consumidor a seguir sua conta nas redes sociais, se inscrever em programas de fidelidade ou até mesmo participar de concursos. Traz diretamente a interação da comunidade e faz com que você seja fiel à marca.
A maioria das marcas inclui códigos QR em seus aplicativos de fidelidade, pois fornece fácil acesso e resgate pelos clientes. Como ilustração, uma cafeteria seria capaz de aplicar um código QR em suas xícaras que os clientes podem escanear para obter pontos ou descontos. Isso torna o processo de fidelidade bastante contínuo e, ao mesmo tempo, fornece um incentivo para compras repetidas.
Apesar de todos os benefícios, os códigos QR no marketing não são livres de uma série de contratempos. Provavelmente o aspecto mais importante é a hesitação do consumidor. Alguns consumidores podem não entender o código QR ou podem estar nervosos ao digitalizá-lo devido a preocupações de segurança associadas aos telefones celulares. As marcas devem explicar como criar QR code online e os locais para os quais os códigos QR são vinculados devem ser sites seguros e confiáveis.
Outro desafio é que o código QR precisa ser imediatamente digitalizável. Os profissionais de marketing precisam considerar o design e a colocação do código QR em posições estratégicas para que os consumidores possam acessá-lo facilmente e visualizá-lo com clareza. Além disso, uma parte essencial disso é testar os códigos através de uma variedade de dispositivos para nutrir uma experiência perfeita do usuário.
À medida que a tecnologia Web 3.0 continua evoluindo, o aplicativo também não vai parar de evoluir; ele continuará evoluindo dentro do campo do marketing também. Aqui estão algumas tendências para assistir:
Com o crescente interesse na Comunicação de Campo Próximo, sua integração com códigos QR pode resultar em uma experiência exemplar para o usuário. Um exemplo poderia ser que com a ajuda de NFC, alguém facilmente conectaria seu dispositivo a ele-basta tocar o telefone contra o dispositivo, e ele está conectado sem digitalizar um código QR.
Então, o futuro do marketing de código QR é a personalização. Todos os dados coletados a partir da digitalização de códigos QR podem ser usados para criar experiências para os consumidores. Conhecendo as preferências do consumidor, as empresas podem oferecer conteúdo personalizado, ofertas e recomendações que se direcionarão ao usuário em um nível individual.
Além da crescente preocupação do consumidor, a tendência para o cuidado ambiental também pode representar um forte argumento em favor do uso de códigos QR. Por exemplo, uma empresa pode usar códigos para compartilhar práticas de produção ecológicas, programas de fornecimento e reciclagem. Dizer-lhes sobre estes aspectos não só iria construir confiança, mas também estaria em sintonia com os valores do consumidor ambientalmente preocupado.
Com cada melhoria nas capacidades de coleta de dados, os profissionais de marketing terão mais informações sobre o comportamento do consumidor. Análises avançadas permitirá, portanto, otimizações por empresas em tempo real, refinando as estratégias com base no engajamento e na preferência do usuário. Esta abordagem baseada em dados irá melhorar ainda mais a eficácia do marketing de códigos QR.
A futura integração de códigos QR com mais tecnologias os tornará uma parte mais importante de uma estratégia de marketing nos próximos anos. As empresas continuarão a tentar atender às preferências dos consumidores, e à medida que a tecnologia avança, o potencial é grande para aquelas empresas que aprendem a usar o fazer de QR codes muito bem no cenário de marketing, que está em constante fluxo.
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